Sinop
Prefeitura anuncia concessão de 20 anos para cemitério privado
Medida foi a escolha para lidar com o problema do ‘déficit sepulcral’
Geral | 18 de Junho de 2025 as 16h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

Um cemitério tipo Parque ou Jardim, construído e explorado pela iniciativa privada foi a saída encontrada pela prefeitura de Sinop para enfrentar o problema de superlotação do cemitério municipal – o único em atividade na 4ª maior cidade de Mato Grosso. A medida foi oficialmente anunciada através do Ato de Justificativa emitido pelo Gabinete do prefeito nesta terça-feira (17) e assinado pelo próprio prefeito Roberto Dorner.
O documento conflagra a abertura de um processo de concessão pública que transmitirá para a iniciativa privada a responsabilidade da prefeitura sob os serviços de cemitério. A concessão será de 20 anos, com possibilidade de prorrogação. O cemitério a ser construído e explorado por uma empresa deve estar em Sinop e ser do tipo Parque/Jardim. A escolha dessa empresa será através de uma concorrência pública, cujos detalhes e critérios serão conhecidos com a publicação do edital. O documento não precisa quando e como essa licitação será lançada.
Na maior parte do Ato de Justificativa Dorner “justifica” sua decisão. O texto afirma que foi identificada a necessidade a delegar os serviços de cemitério e que a parceria com a iniciativa privada ajudará a “sanar a sobrecarga da atual estrutura, que não atende com qualidade e segurança às exigências da população, afetando diretamente a dignidade dos cidadãos e a preservação da saúde pública”.
O Cemitério Municipal existe desde a fundação de Sinop, no ano de 1974. Atualmente mais de 10 mil corpos estão sepultados no local. A primeira vez que o GC Notícias noticiou a superlotação do cemitério foi no ano de 2015 – ano em que o site foi fundado (clique aqui para ver). Na época o cemitério contava com aproximadamente 7 mil pessoas sepultadas. Remodelações das vias e projetos de tumbas verticais aumentaram a capacidade na base do “puxadinho”.
Em 2015, o Cemitério recebia em média 55 sepultamentos por mês. Informações apuradas pelo GC Notícias apontam que a média atual é de 80 sepultamentos por mês.
No Ato de Justificativa o prefeito afirma que a decisão foi norteada pelo Estudo Técnico Preliminar, realizado pelo Prodeurbes, que acompanha o Ofício nº 041/LIC/SEPLANURB/2025. Esse é o documento que deve pontuar as demandas e espaço ainda existente no cemitério municipal.
Sobre a base legal, o Ato cita a Lei Municipal nº 1.040/2008, mais especificamente o artigo 31, que só recebeu a redação atual em 2014, quando foi aprovada a lei 1988/2014. Essa mudança, implementada na época do então prefeitura Juarez Costa determinou que “o estabelecimento de cemitério particular dependerá de permissão do Governo Municipal”.
A mesma legislação dá uma noção de como deve ser o primeiro cemitério particular de Sinop. Como ele será do tipo parque, não poderá ter a construção de qualquer monumento sobre as sepulturas. O empreendimento deve ter uma área superior 30 mil m² e estar distante a mais de mil metros de outro cemitério. Mas esses pontos serão determinados quando o edital da concorrência for publicado.
Notícias dos Poderes
Prefeitura debate com associações e entidades religiosas atualização da lei de eventos em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h43Prefeitura em Ação: moradores do Daury Riva e região recebem diversos serviços durante mutirão
07 de Julho de 2025 as 11h22Veja quantos cassinos e bingos MT poderá ter se lei for aprovada
Projeto já passou pela Câmara e se for aprovado no Senado seguirá para sanção do presidente Lul
07 de Julho de 2025 as 12h06Piloto morto em queda de avião no SE era sobrevivente de acidente aéreo em MT
Alexandre Franco Farias, de 52 anos, morreu após a aeronave agrícola que ele pilotava cair, em Sergipe
07 de Julho de 2025 as 11h02Zuquim admite que afastamento de desembargadores afeta imagem do TJ, mas diz que são 'situações pontuais'
Apesar dos afastamentos, presidente do Tribunal de Justiça disse que acredita em um Judiciário forte e correto.
07 de Julho de 2025 as 10h43Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35