Fila pra morrer
Cemitério de Sinop está próximo da sua lotação
Espaços disponíveis para sepultamento devem se esgotar nos próximos meses
Geral | 24 de Junho de 2015 as 17h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

Dentro de pouco tempo não haverá mais espaço para sepultamentos no cemitério de Sinop. Com mais de 7 mil pessoas sepultadas, a estrutura está próxima de sua lotação.
Segundo o diretor do cemitério, Gideon Andrade (Ferrugem), desde o ano passado a prefeitura tem transformado espaços de acesso em áreas de sepultamento, afim de atender a demanda. O diretor explica que por mês em média 55 pessoas são sepultadas no cemitério municipal. Os espaços existentes hoje não comportariam mais que dois meses.
O problema já havia sido detectado pela administração do cemitério há dois anos, que foi encontrando medidas paliativas para que os sepultamentos não fossem completamente paralisados. Agora a gestão municipal busca uma forma de aumentar a capacidade do cemitério, até que um novo seja planejado.
Segundo Gideon, já está no departamento de licitações da prefeitura um processo para contratação de uma empresa que fará a construção de uma estrutura vertical para os sepultamentos. Será uma construção de concreto sobre o solo, com 4 níveis de gavetas, com capacidade de sepultar 2.180 corpos. Isso daria condições do cemitério atender a demanda por mais 3 anos.
Outra medida é fazer a remoção dos restos mortais daqueles que foram sepultados no sistema “gramado” (corpo diretamente no solo). Segundo Gideon, são 1.186 túmulos dessa forma. A legislação prevê que após 3 anos a administração do cemitério pode fazer a remoção dos restos mortais e alojá-los em um ossuário, livrando o espaço para novos sepultamentos. Mas para isso a prefeitura teria que erguer esse ossuário e promover a remoção dos restos mortais. Esse “remanejamento” daria mais um ano e 7 meses para o cemitério atual.
Uma empresa privada chegou a iniciar a instalação de um segundo cemitério em Sinop. Os empresários já obtiveram as licenças ambientais mas o processo de implantação ainda não foi iniciado. A prefeitura aprovou no final de 2012 uma legislação que autoriza a implantação de cemitérios privados.
O cemitério municipal foi instalado no ano de 1974 e abriga hoje o equivalente a 5,5% da população atual.
Notícias dos Poderes
Decreto da Assembleia Legislativa suspende atividades da Capital Consig em MT
Empresa é alvo de denúncias por descontar juros abusivos das contas de servidores estaduais
07 de Julho de 2025 as 16h36China firma acordo para 'rasgar' Brasil com ferrovias
Acordo estuda a viabilidade de um corredor ferroviário, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico
07 de Julho de 2025 as 15h54Juiz de MT sofre traumatismo craniano em acidente e vai para UTI
Veículo em que estava Cláudio Deodato Rodrigues Pereira teria capotado na região de Campo Verde
07 de Julho de 2025 as 15h51Turismo de guerra deve crescer quase 75% e valer US$ 927 mi até 2035
Especialistas explicam o que é esse tipo de turismo, quando ele é mais procurado e o motivo de estar em ascensão
07 de Julho de 2025 as 16h33