Prioridade para idosos
Vacinação contra a gripe é retomada nesta sexta-feira, dia 27
Saúde | 26 de Março de 2020 as 14h 30min
Fonte: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, por parte do Governo Federal, mais uma remessa, contendo 2,3 mil doses da vacina contra gripe, para dar continuidade a primeira fase da campanha nacional de vacinação. Com isso, a vacinação em Sinop será retomada nesta sexta-feira, dia 27, nos grupos prioritários de idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde de todos os níveis de complexidade, isto é, desde os da atenção básica até os que atuam nos hospitais públicos e privados.
As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Francisco, Gente Feliz, Nações, Boa Esperança, Vindilina I e II, Cidade Jardim, Vitória Régia, São Cristóvão, Sabrina, Alto da Glória, Camping Club, Jacarandás, América e Botânico das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. No Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal (Ciams) - antiga farmácia Jacarandás, a vacinação será das 7h às 18h, sem intervalo para almoço. Os setes postos de saúde que foram destinados ao atendimento exclusivo de quadros gripais, NÃO ESTARÃO realizando a vacinação, atendendo a estratégia de prevenção aos grupos de risco.
Conforme o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, para evitar a aglomeração, as equipes já foram preparadas e orientadas para monitorarem a entrada do público alvo. “Teremos um controle de fluxo, respeitando a fila, sempre com distância mínima de um metro e meio entre cada pessoa”, afirma o gestor.
O secretário, também, pede calma à população, haja vista que para suprir a demanda desta primeira etapa o município precisa de dez mil doses. “Nós estamos com uma antecipação da vacinação pelo Ministério da Saúde, devido a todo o quadro do coronavírus. Eles mandaram para a gente uma quantidade de doses reduzidas, que ainda não é suficiente para todos, porém, após o término dessas vacinas serão enviadas novas remessas. Será uma ação gradativa, antecipatória, para contemplar toda a população que necessita, preferencialmente, os idosos”, explica.
Na última segunda-feira, 23, a primeira remessa de 1,5 mil doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas em idosos e profissionais da saúde em Sinop. A imunização protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B.
Segundo o Ministério da Saúde, a contra-indicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Os demais grupos prioritários também receberão as doses.
Esses ficarão divididos da seguinte forma: na segunda fase, que inicia no dia 16 de abril, os contemplados com as doses são professores das redes públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas (não transmissíveis) e outras condições especiais. Já na terceira fase, que inicia no dia 09 de maio, mesma data do dia D, serão vacinados os grupos de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09