Sinop
UFMT suspende análise de testes de Covid-19
Laboratório começou a fazer testes no dia 20 de maio, mas precisou suspender as atividades dois dias depois
Saúde | 03 de Junho de 2020 as 15h 19min
Fonte: Redação com G1-MT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, suspendeu as atividades do laboratório de análises dos exames RT PCR para diagnosticar os casos de Covid-19 por tempo indeterminado. Já fazem 13 dias que as atividades estão paradas.
A justificativa para a suspensão dos testes é a pouca estrutura do laboratório para atender a alta demanda que tem recebido.
A expectativa era de que em maio a universidade ajudasse a desafogar o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen), em Cuiabá, recebendo os testes de 15 municípios do norte do estado e agilizando, também, o tempo dos resultados das coletas dos assintomáticos. O laboratório começou a fazer testes no dia 20 de maio, mas precisou suspender as atividades dois dias depois.
O secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro disse que nem chegou a mandar testes para Sinop e continua enviando para Cuiabá.
“A UFMT de Sinop não teve condições estruturais de dar conta de tantos exames. Eles se prepararam para uma quantidade pequena e todos os municípios da região estão vivendo o início do pico. É preciso ter uma capacidade de análise muito grande”, afirma.
Em nota, a UFMT disse que desde o dia 22 de maio, precisou suspender as atividades do laboratório por não estar com estrutura o suficiente para atender a demanda e que desde essa mesma data não está mais recebendo amostras.
De acordo com a professora da UFMT, Gisele Bomfim, o espaço foi estruturado e equipado para uma demanda diária de 15 a 20 amostras, mas também tem a questão financeira, já que a instituição arca com boa parte dos custeios por meio de doações.
“Tivemos que readaptar algumas coisas do laboratório e paramos por enquanto. Fizemos em torno de 100 testes porque a demanda estava muito grande e foi preciso adaptar o laboratório. Estamos reorganizando as contas necessárias e segundo as estimativas que tinham sido feitas, conseguimos comprar 600 testes, mas estamos fazendo novas compras. Precisamos de patrocínio e os materiais estão demorando muito para chegar”, explicou.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES- MT) informou, em nota, que a UFMT não foi descredenciada e que continua habilitada para realizar os exames de covid-19.
No entanto, segundo a secretaria, a instituição comunicou o limite de capacidade técnica para análise. Desta forma, a universidade voltou a enviar as amostras para o Lacen e ainda definirá um público específico para testagem considerando a capacidade de atendimento no local.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09