Atenção Básica
UBS Jacarandás promove ações diferenciadas em 2018
Todos esses projetos da unidade buscam proporcionar aos pacientes prevenção e cuidados com a saúde de uma forma prazerosa
Saúde | 20 de Dezembro de 2018 as 08h 56min
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Sinop

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Jacarandás tem realizado um excelente trabalhado de apoio a munícipes que sofrem algum transtorno relacionado à saúde mental. Em julho deste ano os profissionais de saúde da unidade iniciaram a Terapia Comunitária Integrativa, que a partir de uma roda de conversa influenciam os participantes a falarem sobre as dificuldades encontradas na vida diária.
A terapia que carrega o lema “Quando a boca cala, os órgãos falam, quando a boca fala, os órgãos saram”, atendeu aproximadamente 90 pessoas durante os seis meses de projeto, que tem o prazo de um ano de duração e finaliza em julho de 2019. De acordo com a agente de saúde Silvia Regina Oliveira já existe evidência de melhora em pacientes que sofrem de depressão, ansiedade ou qualquer outro distúrbio emocional.
Durante o ano de 2018, a USB Jacarandás também implantou o grupo Vida Leve e o Hipercomunicardia que atenderam de forma diferenciada centenas de hipertensos e diabéticos da comunidade. As ações buscaram de forma inovadora aproximar profissionais e pacientes no intuito de alcançar melhores resultado em relação à prevenção de doenças crônicas.
Inclusive, o projeto Vida Leve, que contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ganhou o primeiro lugar na premiação da mostra de saúde Um Suspiro Pela Vida de 2018.
Outro projeto que ganhou destaque durante o ano na UBS, foi o grupo de gestantes Ninho de Cuidado, que atendeu mensalmente em torno de 15 futuras mamães por reunião. Silvia conta que o objetivo dos encontros é ajudar a mulher a lidar com as vivências e cuidar de si mesma durante a gravidez, além de prepara-las para o parto e a maternidade.
“Para recepcionar as participantes é feito uma decoração temática, com o intuito de melhorar o acolhimento, também promovemos dinâmica de quebra-gelo, e trabalhamos assuntos relacionado a gestação, parto, puerpério e maternidade, além de ofertarmos lanches e brindes e uma avaliação”, explica a agente de saúde.
Ela conta ainda, que os atendimentos as mamães continuam no pós parto, com reuniões mensais e consultas puerperais semanais, e que os recém-nascidos também são acompanhados na UBS ou em domicílio.
Todos esses projetos buscam proporcionar aos pacientes prevenção e cuidados com a saúde de uma forma prazerosa, como se realmente estivessem vivenciando um momento de lazer e descontração, regado de boa conversa, música, dança e brincadeiras.
Notícias dos Poderes
Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30