Luta contra a dengue
Tangará: Sala de Controle e Combate ao Mosquito Aedes realiza capacitação de voluntários
Saúde | 05 de Janeiro de 2016 as 16h 56min
Fonte: Roberto Weber
A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, através da vigilância ambiental em parceria com a Defesa Civil, iniciou nesta segunda-feira (04) o cronograma de Trabalhos que serão desenvolvidos pela sala de controle e combate ao mosquito aedes aegypti.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Ádila Matana, o serviço de orientação aos voluntários e trabalhadores é o primeiro passo no combate ao mosquito. “Tivemos a ideia de trazer uma capacitação básica com informações sobre os vírus que o mosquito transmite, incluindo os métodos de combate”, explicou Ádila.
A junção de forças de diferentes áreas tem como proposta envolver o município por completo. Incluindo órgãos que realizam outros serviços. Um dos exemplos é a voluntária, soldado do Corpo de Bombeiros Daniele Ramos.
“Se nós unirmos a nossa força não teremos tantos casos como vemos nos noticiários”, pontuou Daniele.
O número de casos é lembrado pelo Coordenador da Vigilância Ambiental Lucas Leal como um sinal de alerta para 2016:
“Tangará da Serra já tem um histórico de ter um ano com número baixo de notificações, em seguida um número médio e depois um ano com um alto índice”, explicou.
Em 2015, segundo o coordenador, foram registradas 446 notificações de dengue, com 222 casos positivos. Sobre o Zika Vírus, Lucas lembra que nenhum foi confirmado ainda, uma vez que todos aguardam os resultados do laboratório. Sobre a febre chikungunya, ainda não houve notificação.
Conforme o cronograma, a vigilância terminará a capacitação e inicia em seguida o processo de orientação à população diretamente nas residências. A principal observação do coordenador é em relação ao lixo que será coletado durante o mutirão, não sendo permitida a ‘desova’ de qualquer material, apenas os que podem transformar-se em criadouros.
“Temos que dar foco as lonas, que muitas vezes a população não tem a idéia que pode se tornar um criadouro, sacolas plásticas, copos descartáveis, garrafas pet e de vidro. Então, nós vamos levar a orientação diretamente nas casas, para que a população nos ajude”, comentou.
Para Lucas, com o envolvimento da sociedade é possível cumprir uma nova meta no ano de 2016, buscando a eliminação da série histórica de casos e notificações.
“Se todos contribuírem nós podemos mudar estes resultados e evitar sérios danos à saúde pública”, finalizou.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30