Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 17 de Julho de 2025

Menu

Avanços na saúde

Sinop recebe certificação e selo ouro de boas práticas para eliminação da transmissão do HIV e Sífilis

A certificação foi essencial para o fortalecimento do serviço prestado à população

Saúde | 22 de Novembro de 2022 as 09h 27min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

Foto: Assessoria/Arquivo

Mais uma boa notícia para a saúde de Sinop. O município ganhou a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e selo Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. “Esta certificação para Sinop foi essencial para o fortalecimento do serviço prestado a nossa população e incentivo à equipe de saúde para que continue prestando um serviço de excelência à população sinopense”, destacou a secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo.

O documento com o deferimento de aprovação foi encaminhado na última semana para a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, o município deve manter o fortalecimento e dar continuidade às intervenções preventivas e terapêuticas para manter a certificação nos próximos anos.  A manutenção da certificação é realizada a cada dois anos para Estados e municípios com população inferior a 1 milhão de habitantes e, a cada três anos, para localidades com população superior a 1 milhão.

O município vem trabalhando constantemente com os temas prevenção, orientação e tratamento nas Unidades Básicas de Saúde e, também, no Serviço de Atenção Especializado (SAE). Para isso, também vem investindo em constantes aperfeiçoamentos profissionais. Neste ano, por exemplo, médicos, enfermeiros e técnicos passaram por capacitação do manejo clínico da Sífilis e eliminação da transmissão vertical.

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma Infecções Sexualmente Transmissível (IST) durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação. Todas as gestantes e suas parcerias sexuais devem ser investigadas para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Ao mesmo tempo, devem ser informadas e orientadas sobre as possibilidades de prevenção da transmissão vertical, bem como, sobre a possibilidade de riscos para a criança quando a gestante é infectada.

A identificação de infecções sexualmente transmissíveis pode ser feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Em caso de resultados positivos, os pacientes recebem de imediato as orientações necessárias para o início do tratamento, que também é ofertado pelo Sistema Único de Saúde.