Avanços na saúde
Sinop recebe certificação e selo ouro de boas práticas para eliminação da transmissão do HIV e Sífilis
A certificação foi essencial para o fortalecimento do serviço prestado à população
Saúde | 22 de Novembro de 2022 as 09h 27min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

Mais uma boa notícia para a saúde de Sinop. O município ganhou a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e selo Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. “Esta certificação para Sinop foi essencial para o fortalecimento do serviço prestado a nossa população e incentivo à equipe de saúde para que continue prestando um serviço de excelência à população sinopense”, destacou a secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo.
O documento com o deferimento de aprovação foi encaminhado na última semana para a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, o município deve manter o fortalecimento e dar continuidade às intervenções preventivas e terapêuticas para manter a certificação nos próximos anos. A manutenção da certificação é realizada a cada dois anos para Estados e municípios com população inferior a 1 milhão de habitantes e, a cada três anos, para localidades com população superior a 1 milhão.
O município vem trabalhando constantemente com os temas prevenção, orientação e tratamento nas Unidades Básicas de Saúde e, também, no Serviço de Atenção Especializado (SAE). Para isso, também vem investindo em constantes aperfeiçoamentos profissionais. Neste ano, por exemplo, médicos, enfermeiros e técnicos passaram por capacitação do manejo clínico da Sífilis e eliminação da transmissão vertical.
A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma Infecções Sexualmente Transmissível (IST) durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação. Todas as gestantes e suas parcerias sexuais devem ser investigadas para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Ao mesmo tempo, devem ser informadas e orientadas sobre as possibilidades de prevenção da transmissão vertical, bem como, sobre a possibilidade de riscos para a criança quando a gestante é infectada.
A identificação de infecções sexualmente transmissíveis pode ser feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Em caso de resultados positivos, os pacientes recebem de imediato as orientações necessárias para o início do tratamento, que também é ofertado pelo Sistema Único de Saúde.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59