Amanhã (25)
Sinop começa vacinar público com 45 anos ou mais com comorbidades
A vacina estará disponível ao grupo no decorrer da semana
Saúde | 24 de Maio de 2021 as 09h 21min
Fonte: Redação com assessoria

A Secretaria de Saúde inicia, a partir desta terça-feira (25), a vacinação em primeira dose contra Covid-19 para o público com 45 anos ou mais com comorbidades. Para isto, abrirá mais dois pontos de atendimento: Centro Integrado de Atendimento (CIA) Umuarama e, Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vindilina II.
Com esta decisão, sobe para nove os locais de vacinação, tendo atendimentos também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Palmeiras, Primaveras, Nações, Sabrina, Alto da Glória e Camping Club e, no Centro Integrado em Atendimento à Saúde Municipal (CIAMS) Jacarandás.
Não é preciso pressa ou aglomerações. A vacina estará disponível ao grupo no decorrer da semana. À exemplo do que já vem sendo praticado, e conforme recomendado pelos governos Estadual e Federal, a vacinação para o paciente com comorbidade é feita mediante apresentação do laudo médico que descreve qual a comorbidade, acompanhado do CID da doença.
Quem faz acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, pode solicitar o documento em sua unidade de referência. O prazo de emissão é de 24 horas. O laudo é retido no ato da vacinação e anexado ao cadastro do vacinado. É importante apresentar também algum documento oficial com foto, cartão SUS ou CPF, além do cartão de vacinação.
Quais são as comorbidades atendidas, conforme a sexta edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19?
Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão Arterial estágio 3; Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão e/ou comorbidade. Doenças cardiovasculares; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmorar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados. Doença cerebrovascular (AVC isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); Imunossuprimidos; Doença renal crônica (estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica); Anemia falciforme; Obesidade mórbida (IMC) ≥ 40; Cirrose hepática.
Notícias dos Poderes
Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00Prefeitura realiza mutirão de endoscopia e atende 250 pacientes, essa semana
21 de Julho de 2025 as 11h12Número de grávidas com mais de 45 anos sobe 137% em uma década no Estado, mostra Censo
21 de Julho de 2025 as 08h41Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro
Experimento com camundongos mostrou que formulação genérica de mRNA foi capaz de estimular o sistema imunológico a combater diferentes tipos de tumor, incluindo os resistentes a tratamento
21 de Julho de 2025 as 07h40