37º Congresso Nacional
Sinop apresenta projetos positivos desenvolvidos pela saúde em congresso nacional de secretarias municipais
O município apresentou três projetos
Saúde | 17 de Julho de 2023 as 13h 39min
Fonte: Daiane Stela- Assecom

A Secretaria de Saúde de Sinop participa do 37º Congresso Nacional do CONASEMS, reconhecido como o maior evento de saúde pública da América do Sul. O evento traz como temática deste ano “O SUS que Falta no Brasil”. Realizado em Goiânia, a programação segue até quarta-feira (19), reunindo as secretarias municipais de saúde de todo o país.
O município apresentou três projetos durante a 18° mostra aqui tem SUS: “Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”; “Sensibilizar - uma estratégia de implantação da PICS” e “O pré-natal psicológico como instrumento de humanização na gestação de alto risco”.
Daniela Galhardo, secretária de saúde, destaca que o congresso vem para compartilhar e somar experiências. “Nossa participação nesse evento é de extrema importância, uma oportunidade única para representar o município, e acima de tudo adquirir conhecimentos que possam beneficiar a população, buscando ofertar sempre o melhor atendimento”, enfatizou.
A Central de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel é um projeto em conjunto com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Entre os procedimentos realizados estão administração de medicamentos, intubação e análise clínica da vítima. Aumentando a sobrevida de pacientes vítimas de acidente ou de atendimentos clínicos de pacientes que passam mal em casa. Além disso, as equipes (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) dão apoio nas ocorrências, seja de salvamento terrestre, espaços confinados, de trânsito entre outros casos.
“Estamos orgulhosos em poder levar o nome de Sinop para um evento tão grandioso. Estamos apresentando esse projeto de atendimento pré-hospitalar, que veio de encontro com a nossa demanda, já que são muitos acidentes/ocorrências registradas diariamente. Ter um médico dentro da viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, otimiza os atendimentos emergenciais. Uma parceria que deu certo, e queremos compartilhar com outras cidades”, destacou Galhardo.
O objetivo do encontro é promover o fortalecimento da Rede de Atenção Básica, identificando os principais desafios e trocando experiências, para desenvolver habilidades e realizar melhorias voltadas à qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícias dos Poderes
Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59Aumento de 157% em plano de saúde é considerado abusivo pela Justiça em Mato Grosso
09 de Julho de 2025 as 13h30Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10