Campanha antitabagismo
SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
Saúde | 26 de Agosto de 2025 as 17h 53min
Fonte: Maria Eduarda Belchior - SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove duas ações, nesta semana, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta sexta-feira (29.8). A primeira, na quarta-feira (27), será um webinário voltado aos gestores municipais, profissionais da saúde e da educação, estudantes de graduação e pós-graduação, e a comunidade geral.
Com o tema “Assistência e Integralidade no Cuidado ao Tabagista”, o webinário terá certificação pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e poderá ser assistido pelo YouTube (https://www.youtube.com/live/sIkUgoTh72o), das 8h30 às 11h30. As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://sga.esp.saude.mt.gov.br/f/12SFK9Oh.
A segunda ação será na sexta-feira (29), das 8h30 às 12h, na praça da SES-MT, no Centro Político Administrativo, com a temática “Promovendo Saúde Integral no Dia Nacional de Combate ao Fumo”.
Serão realizadas atividades como auriculoterapia, terapia do riso, atividades físicas e de nutrição, para oferecer um espaço de cuidado e acolhimento para tabagistas e não-tabagistas. O público-alvo são os profissionais de saúde e educação, estudantes, servidores do Centro Político Administrativo e a comunidade em geral.
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, destaca que as ações realizadas pela SES estão alinhadas à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e têm o intuito de promover a qualidade de vida.
“Este evento busca reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde por meio de estratégias para desestimular o início do uso do tabaco, principalmente entre jovens. A meta é reduzir em 40% a prevalência de fumantes no Brasil, segundo o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Plano DANT 2021-2030), do Ministério da Saúde”, explicou.
A psicóloga Milady Oliveira, responsável pela área de Abordagem de Saúde em Tabaco e seus Derivados, Álcool, Crack e outras Drogas, ressalta a importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo e das ações realizadas pela SES.
“É uma data importante para mobilizar toda a sociedade, convidando para o enfrentamento do tabagismo em suas diversas modalidades. Nas ações propostas pela SES, buscamos reconhecer o trabalho já realizado e incentivar todas as pessoas a enfrentarem o tabagismo através do olhar cuidadoso para a própria saúde”, disse.
A iniciativa busca ilustrar as diferentes abordagens que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece para o enfrentamento dos problemas relacionados ao uso de tabaco, contribuindo para uma abordagem mais integrada e colaborativa no Estado.
Saiba mais sobre a data especial
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei Federal nº 7.488/1.986, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, inaugurando a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
O tema escolhido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Brasil, para a campanha deste ano foi “Cuidado Integral no Controle do Tabagismo”.
Notícias dos Poderes
Prefeitura de Sinop inicia atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM
03 de Novembro de 2025 as 16h29Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano
Foram captados um fígado, dois rins e uma córnea em Cuiabá; equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos
04 de Novembro de 2025 as 08h36Seu CEP pode influenciar seu risco de desenvolver Alzheimer e demência
Estudo nos EUA revela que desigualdades sociais e ambientais nos bairros afetam a saúde cerebral e aumentam o risco de Alzheimer
03 de Novembro de 2025 as 13h20Acesso fácil e desinformação: o que explica o aumento de envenenamentos no Brasil
Entre 2015 e 2024, SUS registrou mais de 45 mil atendimentos provocados por intoxicação proposital ou acidental
03 de Novembro de 2025 as 09h14Esmalte em gel causa câncer? Veja produtos proibidos pela Anvisa
Duas substâncias foram proibidas em nova decisão da Anvisa
31 de Outubro de 2025 as 08h18Macaco com hepatite, herpes e Covid-19 foge após acidente e alarma autoridades nos EUA: 'Não toquem'
Cinco animais foram sacrificados no local, no Mississippi, por motivo de segurança
30 de Outubro de 2025 as 07h35AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados
Especialistas alertam que controlar a pressão e adotar hábitos saudáveis reduziria drasticamente a ocorrência da doença, que tem crescido entre os jovens
29 de Outubro de 2025 as 13h30SES realizou captação de 24 órgãos de janeiro a setembro de 2025
Secretaria de Estado de Saúde captou 16 rins, sete fígados e um coração em dez captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso
29 de Outubro de 2025 as 11h32