Janeiro Branco
Servidores participam de evento sobre cuidados com saúde mental em Sinop
Secretária destaca importância do autocuidado
Saúde | 30 de Janeiro de 2023 as 12h 34min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

Em alusão ao Janeiro Branco, mês nacional de atenção à saúde mental, a Secretaria de Saúde de Sinop promoveu o evento “vida em equilíbrio, priorize sua saúde mental: dia de cuidado para o trabalhador do SUS”, composto por três dias de atividades voltadas a saúde física e mental dos servidores da rede. “Foi uma programação especial aos nossos profissionais da saúde, para que pudessem ter esse momento de cuidado. Quem trabalha na saúde, acaba cuidando do outro e, as vezes, esquece de cuidar de si. Então, a pedido do nosso prefeito Roberto Dorner, nós disponibilizamos três dias, com horários diferenciados, para que todos nossos servidores pudessem participar”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.
Aromaterapia, cuidados estéticos, reiki, barra de access e auriculoterapia, foram algumas das atividades que integraram a “Feira do Cuidado”, uma das ações que compôs a programação destinada aos servidores. Na programação, também teve ginástica laboral, oficinas e atividades diversas. “Não foram palestras. Foram movimentos de interação entre os participantes, com facilitadores nos três dias, além dos momentos de cuidados. O feedback que estamos tendo é muito positivo. Os servidores participaram bastante e muitos mencionaram que esse evento precisa ser feito mais vezes, pelo menos uma vez ao mês”, explicou a coordenadora da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Kamitani.
As atividades começaram na última quinta-feira (26) e encerraram hoje (30), no Sindicato Rural de Sinop. O Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental e tem o primeiro mês do ano como período de mobilização, pois é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.
SERVIÇOS AO CIDADÃO
A Prefeitura de Sinop tem investido em ações e serviços na área da saúde mental no município. Para o público adulto, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes foi reestruturado, elevado para nível 2 e reinaugurado em novo endereço: Rua dos Imbés, 107, Setor Comercial. Por lá, os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.
Já para o público infantojuvenil (de 0 a 17 anos), o CAPSi Novo Amanhecer é responsável por prestar os atendimentos necessários. A unidade, inaugurada no segundo semestre do ano passado, está localizada na Rua A-1, nº 59, Setor Residencial Norte, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Ambos contam com equipes multidisciplinares.
“Tanto o CAPS infantil quanto o CAPS adulto são portas abertas, ou seja, qualquer pessoa que sentir a necessidade de procurar a unidade, podem ir até os locais que serão acolhidos. Se, porventura, não for o público para o CAPS, ele será direcionado para o ambulatório, para o Centro de Especialidades Médicos ou, até mesmo, para alguma Unidade Básica de Saúde”, destacou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.
“Este é um tema muito importante e que a população precisa ter esse olhar diferenciado. Estamos vindo período muito difícil, de um período pandêmico, onde as pessoas tiveram e ainda têm muitos problemas. É importante que as pessoas saibam que nós oferecemos esses serviços à toda a população e que ela pode procurar nossas unidades”, enfatizou Galhardo.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59