Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Agosto de 2025

Menu

Mato Grosso

Seis hospitais estaduais registram aumento na produção

SES expôs os dados do último quadrimestre de 2019 e primeiro quadrimestre deste ano

Saúde | 19 de Agosto de 2020 as 09h 24min
Fonte: Ana Lazarini - SES-MT

Foto: Assessoria

Mesmo em meio à pandemia pela Covid-19, contexto que pode prejudicar a atuação das unidades de Saúde, seis Hospitais Estaduais registraram crescimento na produção ambulatorial, físico e financeira. O apontamento resulta da análise e comparação do desempenho registrado de janeiro a abril de 2019 e 2020.

Durante audiência virtual de Prestação de Contas da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT) à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na tarde desta terça-feira (18), foram expostos os balancetes do último quadrimestre de 2019 e primeiro quadrimestre deste ano.

Os números demonstram que, nos primeiros quatro meses de 2020, os Hospitais Regionais de Alta Floresta, Barra do Bugres, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e o Hospital Adauto Botelho obtiveram aumento da produção ambulatorial, físico e financeira em relação ao mesmo período do ano passado.

Além das unidades geridas pelo Estado, o Hospital Santo Antônio, contratualizado pela gestão estadual em Sinop, também registrou crescimento no desempenho ofertado.

De acordo com a assessora responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) da SES, Ana Atala Veggi, o demonstrativo do primeiro quadrimestre de 2020 ainda não engloba grande parte dos investimentos e ampliações realizadas pelo Estado no enfrentamento à pandemia. A servidora pontuou que esses incrementos ficarão mais evidentes na apresentação do segundo quadrimestre deste ano, que engloba o período de maio a agosto do exercício vigente.

 

Despesas

O balancete aponta que a gestão da SES já liquidou mais de 45% das despesas totais empenhadas até o 1º quadrimestre de 2020. Ou seja, já foram pagos R$ 433.448.639,65 de R$ 913.962.694,25.

Os gastos incluem as áreas de Atenção Básica, Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Suporte Profilático e Terapêutico, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Alimentação e Nutrição e demais subfunções administrativas.

Já a análise do terceiro quadrimestre de 2019 também indica crescimento das produções ambulatorial e hospitalar, além do aumento dos valores liquidados de restos a pagar. No ano de 2019, ainda ficou comprovado que o Estado cumpriu com as transferências constitucionais e legais no percentual de 12,18% do orçamento estadual em Saúde.

 

Comissão de Saúde

A audiência foi mediada pelo presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado estadual dr. Eugênio. A Comissão também é composta pelos deputados Dr. Gimenez, Dr. João José, Paulo Araújo e Lúdio Cabral.

O deputado estadual e médico Dr. Gimenez parabenizou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, pela atuação durante a pandemia e disse que o estado de Mato Grosso não chegou a "administrar o caos", como todos esperavam, mas administrou muito bem uma crise. O parlamentar ainda parabenizou a equipe da SES pela transparência na apresentação dos dados.

"Que fique claro, uma coisa é caos e outra é crise. Nós imaginávamos que aconteceria como em outros estados, que faltariam leitos de UTI, mas ao contrário, o secretário e sua equipe conseguiram contornar muito rápido a situação salvando vidas, disponibilizando mais leitos, que devem totalizar 517".

As sessões públicas para a prestação de contas da Saúde são realizadas a cada quatro meses, conforme determina a Lei Federal n° 141/2012, artigo 36, parágrafo 5º.