Janeiro roxo
Secretaria de Saúde desenvolve campanha de combate à hanseníase
A doença tem cura, o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede municipal
Saúde | 08 de Janeiro de 2021 as 15h 33min
Fonte: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Sinop, lançou esta semana a Campanha Janeiro Roxo. A data alusiva tem como objetivo o diagnóstico e tratamento dos pacientes com hanseníase.
Os pacientes de qualquer idade que apresentarem os sintomas da doença, deverão buscar pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que disporão de profissionais para encaminhar os procedimentos necessários.
“As equipes estão preparadas para realizar o acolhimento, orientação em sala de espera, retirar as dúvidas dessa população. Mas pedimos, também, que nos casos de sinais e sintomas a população possa procurar essa unidade de saúde para passar por uma avaliação de um profissional e, havendo suspeita, fechamento de diagnóstico ou referenciamento”, informou o enfermeiro e coordenador do centro, Márcio Henrique de Souza.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela Mycobacterium Leprae e atinge a pele e nervos. Os principais sintomas são perda de força motora em um ou mais membros, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, geralmente com alteração de sensibilidade, dor nos nervos e queda de pelos, dos cílios, sobrancelhas e nos locais das manchas.
A doença tem cura, o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede municipal.
Estatística
Dados levantados pelo centro de referência mostram uma discrepância quando comparados os aos anos de 2018 e 2019. Nesse período (2018 / 2019) há um registro de 766 e 698 casos, respectivamente, enquanto que em 2020 registrou-se, apenas 198 casos confirmados.
Márcio lembra que a queda não representa, necessariamente, a redução no número de infectados, mas uma influência da pandemia do Coronavírus.
“É importante lembrar que a doença existe e está em circulação no município. Nós [Sinop] somos um município superendêmico, mas acredito que em decorrência da pandemia da Covid-19, a população deixou de procurar atendimento. Mas precisamos que a população não deixe de procurar a unidade de saúde, uma vez que o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para cura”.
Notícias dos Poderes
Distribuição de leite humano cresce 23% em Mato Grosso no primeiro semestre de 2025
Rede de Bancos de Leite Humano da SES-MT também registra aumento nas doações e no número de recém-nascidos prematuros atendidos, que subiu de 654 para 781 bebês
28 de Julho de 2025 as 06h01Infarto em jovens aumenta 150% no Brasil, segundo Ministério da Saúde
28 de Julho de 2025 as 08h20Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47