Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 17 de Julho de 2025

Menu

Dengue

Saúde faz novo levantamento para verificar índice de infestação da dengue

Os trabalhos, que ocorrem por amostragem em toda cidade, devem ser concluídos na sexta-feira

Saúde | 25 de Outubro de 2022 as 13h 43min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

Foto: Assecom

A equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Sinop iniciou, ontem (24), o quarto Levantamento da Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), que tem como objetivo verificar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.  Os trabalhos, que ocorrem por amostragem em toda cidade, devem ser concluídos na sexta-feira (28).

“Esse é o último levantamento do ano para saber como está o índice de infestação do Aedes Aegypti. Com o início das chuvas é importante essa atividade pois é uma fotografia dos locais onde o Aedes está prevalecendo, permitindo a Secretaria de Saúde trace estratégias de combate ao vetor”, explicou o coordenador do Centro, Alef de Souza.

O LIRAa é desenvolvido por amostragem (uma casa a cada cinco) e tem como objetivo estar abaixo ou, no máximo, na meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 1%. Na primeira pesquisa neste ano, em janeiro, o índice estava em 7,1%; em abril, de 5,0% e, em junho, 1,9%.

Em Sinop, de janeiro até setembro, foram registrados pelo menos 2,1 mil casos confirmados da doença sendo que um caso resultou em morte.

 

 MUTIRÃO TODOS CONTRA DENGUE

No último dia 14, a Secretaria de Saúde encerrou o mutirão preventivo “Todos Contra Dengue”, iniciado em agosto e que passou por 25 bairros previamente selecionados, considerando os resultados alcançados nos Levantamentos da Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM) e historicidade. Ao todo, foram aproximadamente 20 mil imóveis vistoriados, 272 focos eliminados, 40 notificações emitidas  e 65 caçambas de entulhos retiradas da cidade.