Baixa procura
Saúde alerta sobre importância da vacinação contra gripe para evitar circulação do vírus
Da meta de aproximadamente 43 mil pessoas, a cobertura ainda não atingiu 30%
Saúde | 24 de Maio de 2022 as 10h 41min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

A campanha nacional de imunização contra Influenza, popularmente conhecida como gripe, está em andamento desde abril e a procura das pessoas que formam o público-alvo em Sinop segue baixa. Da meta de aproximadamente 43 mil pessoas, a cobertura ainda não atingiu 30%. A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, destaca que a Secretaria oferece o imunizante em vários pontos da cidade de segunda à sexta-feira, além de fazer ações especiais aos sábados, também em diferentes localidades. “É de suma importância a vacina da influenza. Estamos com a campanha desde abril e é interessante que as pessoas procurem as unidades e deixem o cartão de vacinas atualizado. É uma forma de prevenir e de impedir que o vírus se fortaleça e propague”, pontuou.
A sensação de falsa segurança pode ser um dos motivos causadores da baixa procura. É o que aponta a coordenadora de Imunização e Rede Frio, Sirlei Castilho. “Por conta do vírus ainda não estar circulando na nossa região, as pessoas estão com essa falsa sensação de que não vão contrair a gripe nesse período”, destacou.
Ela lembra que o vírus sofre constante mutação e a vacinação, ofertada anualmente, é fundamental para que a pessoa não sofra complicações em decorrência da doença. “A vacina ofertada pelo Ministério da Saúde é a trivalente, que é a H1N1, H3N2 e um sorotipo B, que são os vírus mais comuns e que se o indivíduo com uma saúde mais prejudicada chegar a contrair o vírus, a chance de internação, complicação e até a morte é bem maior”, reforçou.
A campanha, iniciada pelo Governo Federal em abril, tem como objetivo vacinar os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; membros das forças de segurança e salvamento e forças armadas e, trabalhadores portuários. Destes grupos, a menor procura tem sido de crianças, gestantes e puérperas. Já os idosos e os trabalhadores são os grupos que têm procurado pelo imunizante com mais frequência.
Para vacinar, além de compor os grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde, o munícipe deve apresentar documentos pessoais, cartão SUS e o cartão de vacinação.
Confira os locais de vacinação
De segunda à sexta-feira - das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30:
UBS Sabrina
UBS São Francisco
UBS Nações
UBS Oliveiras
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS Camping Club
UBS São Cristóvão
UBS Ibirapuera
UBS Maria Vindilina II
CIA Jacarandás - das 7h às 17h30
CIA André Maggi - das 7h às 17h30
CIA Umuarama - das 7h às 17h30
Segundas, quartas e sextas-feiras - das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30:
UBS Alto da Glória
UBS Gente Feliz
Confira os locais de vacinação de sábado – 8h às 17h:
UBS Sabrina
UBS São Francisco
UBS Ibirapuera
UBS Nações
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS Maria Vindilina II
CIA Jacarandás
CIA André Maggi
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59