Prevenção
SAE prepara as UBS´s para realizarem implantação de DIU
O procedimento será feito de forma segura a partir de 2019 em todos os postos de saúde do município
Saúde | 14 de Dezembro de 2018 as 16h 23min
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Sinop

A Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizou na tarde da última terça-feira (11) mais uma etapa do projeto de capacitação com ênfase em orientações, manutenções e inserções do Dispositivo Intrauterino (DIU). O evento ministrado pelo médico obstetra/ginecologista e coordenador do Serviço de Atenção Especializado (SAE), Walther Esteves Lima contou com a presença dos profissionais da saúde municipal e acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop.
A ação vem preparando profissionais, principalmente das Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde os recepcionistas, aos agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, para que a partir de 2019 todos os profissionais estejam preparados para que a implantação do DIU seja realizada na própria unidade. De acordo com o Dr. Walter, com isso o município pretende alcançar um número maior de mulheres que não desejam uma gestação naquele momento, oferecendo a elas um método contraceptivo seguro e eficaz que pode ser usado da adolescência até a menopausa.
“Temos um grande aumento de gestação em meninas com idade entre 10 e 14 anos e ainda um crescimento no número de gravidez não planejada, podendo chegar a 80% em todo o mundo. As mulheres têm adoecido e empobrecido mais, porque param de estudar e de trabalhar, muitas cuidam dos filhos sozinhas, sem o auxilio do pai da criança, então precisamos dar mais oportunidades e cuidados a elas”, fala Walter.
Atualmente somente o SAE, realiza a implantação do dispositivo no município, por isso a necessidade de capacitar todas as unidades. A prefeitura já comprou e encaminhou para as UBS's os kits com o material especifico, para que o procedimento seja feito de forma segura a partir do próximo ano.
DIU
O dispositivo é um objeto de plástico flexível em formato de "T" que ao ser inserido no útero atua como contraceptivo. Existem dois tipos: de cobre ou de liberação hormonal.
Notícias dos Poderes
Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30