Saúde
Reunião preparatória discute conferência municipal de saúde
A Reunião denominada Ampliada Preparatória foi realizada na última sexta-feira
Saúde | 26 de Fevereiro de 2019 as 13h 35min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde participou, na última sexta-feira (22), da Reunião Ampliada Preparatória para as etapas municipais das Conferências de Saúde 2019, realizada pelo Escritório Regional de Saúde. O evento foi realizado no auditório da faculdade Fasipe, durante todo o dia, com a presença de aproximadamente 100 participantes de 14 municípios da região Teles Pires, sendo eles, docentes de instituições de ensino superior, secretários municipais, profissionais e conselheiros da saúde, técnicos do Escritório Regional de Saúde e representante de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na programação, foi exposto o conteúdo sobre a temática central das conferências e seus eixos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde. Também entrou em pauta a exposição dialogada sobre a organização do regimento interno, eleições de delegados e assuntos direcionados à mobilização e realização das Conferências.
A pedagoga e técnica de Assuntos Culturais e Educacionais da Secretaria de Estado de Saúde, Iraci Contro Boni, conta que objetivo da reunião foi de preparar e conduzir as equipes evolvidas para as etapas municipais e que está muito satisfeita com os resultados. “Todos os profissionais envolvidos entenderam a importância de ouvir a comunidade e de dar a oportunidade para que eles expressem seus anseios. Outra satisfação foi em ver a que os professores universitários se colocaram à disposição para auxiliar no processo de transmissão dos conhecimentos sobre o SUS”, relata Iraci.
Para o enfermeiro e coordenador da Atenção Básica de Vera, Geovane Hohoff, todos que participaram da reunião saíram dali com o conhecimento necessário para convocar a população para as conferências e vão fazer a diferença nesse evento. “O dia foi de muita reflexão sobre o SUS que tínhamos, sobre o SUS que queríamos e sobre o que estamos fazendo atualmente com nosso sistema de saúde. Sentimos que os envolvidos realmente abraçaram a luta pela realização das conferências e o entusiasmo da equipe palestrante conseguiu resgatar o sentimento de luta que existe dentro de cada um”, expressou o coordenador.
As conferências municipais iniciam no dia 27 de março e seguem até o dia 31 de maio. Estão listadas para sediarem o evento as cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, União do Sul, Itanhangá, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Vera, Cláudia, Sinop, Ipiranga do Norte, Sorriso, Feliz Natal, Tapurah e Nova Ubiratã. Em Sinop, será realizada a 8ª Conferência Municipal em 10 de maio.
A Conferência é um espaço destinado à análise dos avanços e dos pontos a serem fortalecidos no SUS, propondo diretrizes para a formulação de Políticas de Saúde. O evento conta com representantes da saúde, gestores, professores e acadêmicos da área e toda a população interessada em participar. Atualmente, é realizada de quatro em quatro anos. A última edição do evento em Sinop foi em 2015.
Conferências Municipais e Estaduais antecedem a Conferência Nacional de Saúde, que terá a sua décima sexta edição em agosto. Os eventos municipais e estaduais tratam do mesmo tema, que é previamente deliberado pelo Conselho Nacional de Saúde, e, em cada um, são discutidas propostas com vistas à aprovação nas esferas e a posterior apreciação em âmbito nacional, na Conferência Nacional.
Notícias dos Poderes
Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30