Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 16 de Agosto de 2025

Menu

Saúde

Reunião preparatória discute conferência municipal de saúde

A Reunião denominada Ampliada Preparatória foi realizada na última sexta-feira

Saúde | 26 de Fevereiro de 2019 as 13h 35min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde participou, na última sexta-feira (22), da Reunião Ampliada Preparatória para as etapas municipais das Conferências de Saúde 2019, realizada pelo Escritório Regional de Saúde. O evento foi realizado no auditório da faculdade Fasipe, durante todo o dia, com a presença de aproximadamente 100 participantes de 14 municípios da região Teles Pires, sendo eles, docentes de instituições de ensino superior, secretários municipais, profissionais e conselheiros da saúde, técnicos do Escritório Regional de Saúde e representante de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na programação, foi exposto o conteúdo sobre a temática central das conferências e seus eixos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde. Também entrou em pauta a exposição dialogada sobre a organização do regimento interno, eleições de delegados e assuntos direcionados à mobilização e realização das Conferências.

A pedagoga e técnica de Assuntos Culturais e Educacionais da Secretaria de Estado de Saúde, Iraci Contro Boni, conta que objetivo da reunião foi de preparar e conduzir as equipes evolvidas para as etapas municipais e que está muito satisfeita com os resultados. “Todos os profissionais envolvidos entenderam a importância de ouvir a comunidade e de dar a oportunidade para que eles expressem seus anseios. Outra satisfação foi em ver a que os professores universitários se colocaram à disposição para auxiliar no processo de transmissão dos conhecimentos sobre o SUS”, relata Iraci.

Para o enfermeiro e coordenador da Atenção Básica de Vera, Geovane Hohoff, todos que participaram da reunião saíram dali com o conhecimento necessário para convocar a população para as conferências e vão fazer a diferença nesse evento. “O dia foi de muita reflexão sobre o SUS que tínhamos, sobre o SUS que queríamos e sobre o que estamos fazendo atualmente com nosso sistema de saúde. Sentimos que os envolvidos realmente abraçaram a luta pela realização das conferências e o entusiasmo da equipe palestrante conseguiu resgatar o sentimento de luta que existe dentro de cada um”, expressou o coordenador.

As conferências municipais iniciam no dia 27 de março e seguem até o dia 31 de maio. Estão listadas para sediarem o evento as cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, União do Sul, Itanhangá, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Vera, Cláudia, Sinop, Ipiranga do Norte, Sorriso, Feliz Natal, Tapurah e Nova Ubiratã. Em Sinop, será realizada a 8ª Conferência Municipal em 10 de maio.

A Conferência é um espaço destinado à análise dos avanços e dos pontos a serem fortalecidos no SUS, propondo diretrizes para a formulação de Políticas de Saúde. O evento conta com representantes da saúde, gestores, professores e acadêmicos da área e toda a população interessada em participar. Atualmente, é realizada de quatro em quatro anos. A última edição do evento em Sinop foi em 2015.

Conferências Municipais e Estaduais antecedem a Conferência Nacional de Saúde, que terá a sua décima sexta edição em agosto. Os eventos municipais e estaduais tratam do mesmo tema, que é previamente deliberado pelo Conselho Nacional de Saúde, e, em cada um, são discutidas propostas com vistas à aprovação nas esferas e a posterior apreciação em âmbito nacional, na Conferência Nacional.