Saúde
REFECCS começa 2016 com projeto de braçadeiras de compreensão para pacientes
Aparelho de Biocompression também faz parte do projeto.
Saúde | 25 de Janeiro de 2016 as 16h 18min
Fonte: Assessoria Refecs
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop entra 2016 com seu novo projeto de doação de Braçadeiras de Compressão Longa e do aparelho de Biocompression. O projeto já estava em andamento desde os meados de setembro de 2015 em parceria com o Projeto Sicred na Comunidade.
O uso das braçadeiras são necessárias para as pacientes que venha a ter linfedema, que é um inchaço causado pela acumulação de líquido linfático nos tecidos da superfície do corpo. Após o tratamento ao cancro da mama, pode ocorrer esta acumulação de linfa como consequência de alterações no sistema linfático devido à cirurgia e/ou radioterapia aos gânglios linfáticos na axila e áreas circundantes. Este linfedema pode acontecer por vezes, sem cirurgia nem radioterapia e dever-se à existência de células cancerígenas que ocuparam o sistema linfático.
Quando ocorre o linfedema é necessário o uso das braçadeiras por tempo inderteminado ou até mesmo para o resto da vida. E a Refeccs em parceria com o Projeto Sicred na Comunidade estará doando 100 pares de braçadeiras para as pacientes assistidas por ela. Nem sempre a paciente precisará do par, assim a rede poderá beneficiar até 200 pacientes.
A paciente da Refeccs, Maria da Silva, é uma das beneficiadas com a braçadeira. ”Infelizmente depois do tratamento desenvolveu linfedema, e agora com a braçadeira e as terapias com o aparelho de Biocompression, terei mais qualidade de vida”. Comentou a paciente.
Junto com as braçadeiras a rede adquiriu também o aparemalho de Biocompression que realiza uma drenagem linfática na região reduzindo o edema e incomodos causados pelo linfodema. O aparelho será usado na paciente na própria sede da Refeccs, monitorado o tempo todo por uma voluntária com formação em fisioterapia.
A fisioterapeuta e voluntária da Refeccs, Marielza Ayala Curvo, será uma das profissionais que acompanharaõ as pacientes “O tratamento vai variar de paciente para paciente, mas no mínimo duas vezes por semana ela terá que se deslocar até a Refeccs para a aplicação do aparelho de Biocompression. Cada aplicação é de no mínimo 40 minutos, e conforme o resultado a paciente poderá ganhar alta o quanto antes, claro! Não deixando de usar as braçadeiras de comprensão.” Fizou a terapeuta.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30