Saúde digital
Projeto de Telemedicina é implantado em UBS para ofertar consultas com especialistas
O projeto é uma parceria da SES-MT com o Hospital Albert Einstein
Saúde | 30 de Junho de 2023 as 11h 43min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A Secretaria de Saúde iniciou as atividades do projeto de Telemedicina, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, que proporciona consultas virtuais de sete especialidades.
O projeto é uma parceria da SES-MT com o Hospital Albert Einstein, que irá ofertar teleconsultoria nas áreas de endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia, aos pacientes da atenção primária. Neste primeiro momento serão contemplados apenas os usuários da UBS Maria Vindilina II, obedecendo a lista de espera dos pacientes já regulados, para posterior ampliação.
A adesão ao programa ocorreu no mês de fevereiro, e Sinop é o primeiro de cinco municípios da região norte do estado a dar o pontapé inicial no projeto. Para operar essa nova tecnologia os profissionais da UBS passaram por um treinamento, pois a consulta virtual é acompanhada pelo médico da unidade.
Mariana Nobre Santos, uma das médicas da unidade, ressaltou a importância desta parceria para os pacientes. “O projeto realmente vem para somar, já que existe uma fila de espera. Acredito que os pacientes terão mais acesso aos especialistas, e com a teleconsulta vamos conseguir sanar todas as dúvidas do paciente", frisou.
De acordo com a secretária de saúde, Daniela Galhardo essa adesão é um ganho muito grande para a saúde do município. “O projeto é totalmente gratuito, recebemos todo equipamento necessário para a consulta virtual, os profissionais da unidade já foram capacitados. Os pacientes terão todo suporte e orientação do diagnóstico e tratamento dos especialistas com acompanhamento do médico da UBS", ressaltou.
O aposentado João Batista Souza, de 81 anos, foi um dos primeiros pacientes da Teleconsulta da UBS Maria Vindilina II. Ele estava aguardando atendimento com cardiologista. A filha, Márcia de Oliveira Souza, acompanhou de perto o atendimento virtual e aprovou o projeto. “Gostei muito do atendimento, foi rápido, ele terá todo acompanhamento necessário. Vamos fazer os exames solicitados e depois ele irá retornar para mais uma consulta, muito bom mesmo”, agradeceu.
“O prefeito Roberto Dorner preza pela saúde dos munícipes, e estamos sempre buscando melhorias. O projeto piloto inicia na UBS Vindilina, mas queremos ampliar esse atendimento, pois existe uma grande demanda. O projeto proporciona acesso direto a especialistas da área, com possibilidade de implantação de novas condutas para melhoria da assistência ao paciente”, reforçou a secretária de saúde.
Notícias dos Poderes
OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59Aumento de 157% em plano de saúde é considerado abusivo pela Justiça em Mato Grosso
09 de Julho de 2025 as 13h30Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10