Expedição
Projeto da UFMT Sinop leva atendimento médico até população indígena do Xingu
O projeto é realizado anualmente pelo curso de medicina da UFMT de Sinop e parceiros do município.
Saúde | 05 de Outubro de 2023 as 16h 15min
Fonte: Maurício Küster - BW Comunicação

A liga acadêmica de Saúde Indígena da Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop realizou a 7° expedição do projeto de extensão UFMT Xingu. Durante a viagem de três dias, a população de etnia Yudjá, da aldeia Tuba Tuba e aldeias vizinhas receberam atendimentos médicos na área de oftalmologia, pediatria, neurologia, clínica médica e consultas em odontopediatria.
Ao todo, cerca de 120 atendimentos médicos e 50 atendimentos odontológicos foram realizados, em crianças e adultos, além de uma pequena cirurgia. Os pacientes que necessitaram de tratamento, estão sendo acompanhados clinicamente por meio da regulação municipal de Sinop, em parceria com a Casa da Saúde Indígena.
O projeto de atendimento médico às populações remotas do Parque Nacional do Xingu acontece desde 2017, mas em 2019 ganhou reforço com a criação da liga, pelo curso de medicina da UFMT, com o apoio do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros e Óticas Carol Sinop.
Conforme o médico oftalmologista e professor, Douglas Yanai, o projeto cumpre com excelência a proposta de extensão da universidade com a sociedade, além de ser uma oportunidade única dos acadêmicos conhecerem culturas e hábitos de vida diferentes.
“É um projeto com uma grande logística, nos deslocamos pela estrada com equipamentos e durante os dias que estamos lá, ficamos na comunidade, convivendo e aprendendo com os habitantes locais. [...] neste momento estão sendo doados 31 óculos, após os exames oftalmológicos que realizamos, mas o número ainda vai aumentar após as cirurgias de catarata que iremos realizar”, destacou Yanai.
Segundo a médica e professora, Anna Letícia Yanai, o projeto também desenvolve a formação humanizada aos acadêmicos, com respeito à diversidade cultural.
“Um dos pilares do projeto é permitir que os alunos de medicina participem dessa experiência única, que traz enriquecimento cultural e humano, permitindo a formação de um médico mais sensível às diferentes necessidades dos pacientes, respeitoso com a diversidade existente em nossa sociedade, e preparado para as mais variadas situações profissionais e de vida. Enfim, é um aprendizado que nenhuma escola médica tradicional trará”, concluiu Anna Letícia.
Para a expedição, a configuração e tamanho da equipe é designada para não causar transtorno na rotina e hábitos dos locais atendidos. Durante a expedição deste ano, estiveram presentes 8 acadêmicos de medicina da UFMT-Sinop, além do médico oftalmologista, Dr. Douglas Yanai; a médica hematopediatra Anna Letícia Yanai, o neurologista, Dr. Fernando Garcia, a odontopediatra, Dra. Gessica Vasconcelos e equipe de apoio liderada por Elias Barbosa.
Notícias dos Poderes
Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59Aumento de 157% em plano de saúde é considerado abusivo pela Justiça em Mato Grosso
09 de Julho de 2025 as 13h30Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10Prefeitura realiza mais de 500 procedimentos cirúrgicos de cataratas em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h41Saúde atinge 4.506 doses aplicadas de vacina contra dengue em Sinop; meta é alcançar 13.459 adolescentes
04 de Julho de 2025 as 11h59Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10