Saúde do coração
Problemas cardíacos levaram mais de 8 mil a internações emergenciais em MT em 2023
Levantamento mostra que mais de 93% das internações por problemas cardíacos em Mato Grosso são emergenciais
Saúde | 02 de Outubro de 2024 as 19h 32min
Fonte: PNB Online

Problemas cardíacos como insuficiência cardíaca, infarto agudo no miocárdio e arritmias severas levaram 8.003 pessoas aos prontos-socorros de Mato Grosso no ano de 2023. Os dados são do Ministério da Saúde, compilados em um recente levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE).
Conforme a publicação, outras 550 pessoas foram internadas por questões cardíacas no último ano em Mato Grosso, mas de maneira eletiva, ou seja, agendada com antecedência. A alta prevalência de internações emergenciais — que representam mais de 93,5% do total de internações por problemas cardíacos no estado — mostra a necessidade de fortalecer as equipes de emergência nos hospitais.
É o que argumenta Camila Lunardi, presidente da ABRAMEDE. Para a médica, os números mostram a urgência e a importância dos médicos emergencistas, que estão na linha de frente de situações críticas. “Este é um dos muitos desafios que enfrentamos todos os dias. Por isso, é fundamental fortalecer a infraestrutura hospitalar e capacitar continuamente as equipes de emergência para lidar com o volume crescente e a complexidade dos casos”, afirma.
O alto número de atendimentos emergenciais no estado pode ser explicado, entre outras razões, pela falta de acesso a cuidados preventivos por boa parte da população. A dificuldade em agendar consultas, por exemplo, pode levar a um diagnóstico tardio de condições cardíacas, o que faz com que os pacientes cheguem aos prontos-socorros em estado mais crítico.
Em Mato Grosso, pacientes que precisam de uma consulta com um cardiologista enfrentam uma espera de mais de dois meses e meio. Esse intervalo é quase 40% maior do que a média nacional, que é de 52 dias. Dados do Ministério da Saúde, obtidos pelo PNB Online por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que o tempo de espera por consultas com cardiologistas no estado voltou a aumentar a partir de 2020.
Naquele ano, eram necessários 61,53 dias para uma consulta. Em 2021, o prazo subiu para 61,96 dias, seguido por uma leve queda para 57,15 dias em 2022. No entanto, os números aumentaram novamente, atingindo 61,55 dias em 2023 e chegando a 72,36 dias em 2024.
À redação, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-MT) justificou que aumento se deve, entre outras razões, à sobrecarga causada pela pandemia de covid-19. A pasta também ressaltou a construção de seis novos hospitais no estado para atender as demandas existentes.
Perfil das internações
Nacionalmente, de acordo com o levantamento da ABRAMEDE, os homens são o grupo mais afetado por internações de urgência em 2023, representando 57% do total, enquanto as mulheres correspondem a 43% dos atendimentos. O estudo também destaca que o risco de doenças cardíacas aumenta significativamente com a idade, com 67% das internações ocorrendo em pacientes com 60 anos ou mais.
Embora as doenças cardíacas estejam predominantemente ligadas ao envelhecimento, um número considerável de atendimentos envolve adultos jovens, frequentemente expostos a hábitos de vida prejudiciais à saúde cardiovascular. “Estamos vivenciando um período em que o envelhecimento da população, junto com o aumento de fatores de risco como sedentarismo e má alimentação, tem contribuído para o crescimento dos casos de doenças cardíacas”, comenta Camila Lunardi.
Notícias dos Poderes
Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10Prefeitura realiza mais de 500 procedimentos cirúrgicos de cataratas em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h41Saúde atinge 4.506 doses aplicadas de vacina contra dengue em Sinop; meta é alcançar 13.459 adolescentes
04 de Julho de 2025 as 11h59Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18