Ação conjunta
Prefeitura e UFMT inauguram Unidade de Autoteste de HIV para comunidade acadêmica
Saúde | 29 de Junho de 2025 as 14h 16min
Fonte: Assecom

Em uma ação conjunta, a Prefeitura de Sinop e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, inaugurou nesta sexta-feira (27), a Unidade de Autoteste de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), para atendimento da comunidade acadêmica. A inauguração de uma mais unidade especializada na identificação da doença, representa uma expansão dos serviços prestados pelo município, à população.
“Esse projeto é para cuidar do nosso futuro. Dos jovens, dos formandos agora que são patrimônio do nosso município. São eles que vão gerar a economia, a educação, a saúde e tudo aqui. Então precisamos garantir a saúde desses nossos futuros profissionais. Uma ação em parceria com o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que é o serviço público da Prefeitura de Sinop. A extensão desse serviço aqui na UFMT, é uma vitória”, comemorou Jorge Bevilaqua, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Sinop.
Lúcia Mendes, responsável técnica do SAE, destaca a importância da parceria entre o município e a universidade, na ampliação do serviço de testagem em Sinop, que pode contribuir com a melhor qualidade de saúde aos alunos da UFMT.
“Extremamente importante essa parceria, essa união de forças, para ofertar à população e, agora, à população acadêmica, essa possibilidade de fazer um diagnóstico. Uma testagem, quando necessário, que possibilita um diagnóstico precoce, para que a pessoa possa ter um tratamento, uma qualidade de vida. Então é um projeto extremamente importante e a parceria da universidade, é relevante para o município”, comentou ela.
O professor da UFMT, doutor Cezar Augusto da Silva Flores, responsável pelo projeto no interior da universidade, comemora a parceria com a Prefeitura de Sinop e destaca as funcionalidades da unidade, entre os acadêmicos da instituição de ensino superior.
“Nós vamos ofertar os autotestes para os acadêmicos, estudantes da pós-graduação, estudantes da residência. Além desse serviço, estaremos realizando os testes rápidos para detecção de IST’s [Infecções Sexualmente Transmissíveis], que engloba o HIV, a Sífilis e as hepatites virais. Esse serviço também, agora, está disponível aqui na unidade”, esclareceu.
A motivação de ter uma unidade com esse serviço dentro da instituição de ensino superior, é para facilitar o acesso aos autos testes e testagem rápida, dos jovens que são público alvo dessas doenças. “A população jovem, ainda, hoje, é considerada uma população vulnerável para as IST’s, então pretendemos aproximar essa população desses serviços”.
A unidade funcionará todas as sextas-feiras, com atendimento durante todo o dia (matutino e vespertino). O estudante da instituição pode procurar a unidade localizada na sala 15 do Bloco Xingu II, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, e fazer a retirada dos autotestes ou realizar a testagem rápida para as IST’s.
A pesquisa
A unidade servirá, também, para alimentar base de dados de uma pesquisa operacional, intitulada “Implementação e Avaliação de Estratégias de Autoteste de HIV para Prevenção e Diagnóstico Precoce
entre Estudantes Universitários”, sob comando do doutor Cezar. A pesquisa alia tecnologia e educação para combater a propagação do HIV e outras IST’s no ambiente acadêmico. A metodologia do estudo, de natureza quantitativa, foca na aceitação, usabilidade e impacto dos autotestes, além de analisar como essa abordagem pode fortalecer políticas públicas e práticas de saúde preventiva.
O doutor esclarece que a grande inovação está na autonomia do teste, que pode ser feito em casa ou em ambiente privado, sem a necessidade de agendamento em unidades de saúde. O modelo proposto visa reduzir barreiras como o medo do julgamento, a burocracia ou o desconhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce.
Além de promover o acesso ao diagnóstico, o estudo pretende fornecer dados relevantes para o SUS e colaborar com a formulação de novas estratégias de prevenção voltadas à população jovem.
Notícias dos Poderes
Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura
05 de Novembro de 2025 as 09h15Prefeitura de Sinop inicia atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM
03 de Novembro de 2025 as 16h29Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano
Foram captados um fígado, dois rins e uma córnea em Cuiabá; equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos
04 de Novembro de 2025 as 08h36Seu CEP pode influenciar seu risco de desenvolver Alzheimer e demência
Estudo nos EUA revela que desigualdades sociais e ambientais nos bairros afetam a saúde cerebral e aumentam o risco de Alzheimer
03 de Novembro de 2025 as 13h20Acesso fácil e desinformação: o que explica o aumento de envenenamentos no Brasil
Entre 2015 e 2024, SUS registrou mais de 45 mil atendimentos provocados por intoxicação proposital ou acidental
03 de Novembro de 2025 as 09h14Esmalte em gel causa câncer? Veja produtos proibidos pela Anvisa
Duas substâncias foram proibidas em nova decisão da Anvisa
31 de Outubro de 2025 as 08h18Macaco com hepatite, herpes e Covid-19 foge após acidente e alarma autoridades nos EUA: 'Não toquem'
Cinco animais foram sacrificados no local, no Mississippi, por motivo de segurança
30 de Outubro de 2025 as 07h35AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados
Especialistas alertam que controlar a pressão e adotar hábitos saudáveis reduziria drasticamente a ocorrência da doença, que tem crescido entre os jovens
29 de Outubro de 2025 as 13h30