Prefeitura aumenta atenção nas UBS's para diminuir lotação da UPA em Sinop
A ação objetiva melhorar o atendimento a população e desafogar a UPA
Saúde | 07 de Maio de 2019 as 08h 35min
Fonte: Assessoria com redação

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem ampliando a Atenção Básica de Saúde, no intuito de melhorar o atendimento à população e desafogar o congestionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). De acordo com secretário municipal de saúde, Gerson Danzer, também é necessária a colaboração da comunidade para que as novas mudanças comecem a funcionar.
“Estamos melhorando a Atenção Básica de Saúde, aumentando equipes e UBS's e também fechando parcerias com instituições de ensino públicas e privadas para amplificar a qualidade dos atendimentos aos cidadãos. Agora, precisamos que a sociedade sinopense procure primeiro as Unidades Básicas de Saúde, deixando a UPA, apenas, para atendimentos de urgência e emergência”, frisa o secretário.
Somente em 2019, a prefeitura deu início à construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde, além, também, da UBS da Gleba Mercedes, que será entregue nos próximos dias. Com isso, o município contará com 27 unidades de saúde até o final do ano. O quadro de profissionais também vem aumentando: já iniciaram os trabalhos, no mês de março, 12 novos médicos residentes e, em abril, quatro médicos preceptores.
No total, contando com os médicos que já estavam empregados, são 40 médicos atuando nas UBS's de Sinop. Outros noves profissionais que realizaram o concurso público (001/2014), permanecendo no quadro de classificados do certame, foram convocados para, em breve, assumirem seus postos.
Com esse acréscimo de servidores, as UBS's Ibirapuera, Maria Vindilina II e Oliveiras receberam, em abril, o terceiro médico, ampliando a capacidade para aproximadamente três mil consultas por mês em cada uma dessas unidades. Conforme o alinhamento da Secretaria, em breve, outras UBS's também contarão com mais um médico.
Para contribuir, a partir deste mês, um médico pediatra estará atendo em algumas UBS's de forma não fixa, ou seja, em cada dia da semana o médico abrirá consulta em uma unidade diferente para que assim, em torno de 600 crianças, por mês, possam receber atendimento especializado na própria unidade, complementando as consultas já ofertas pelo clínico geral. O secretário lembra que o Centro de Especialidades Médicas (CEM) do município também tem disponível um médico pediatra, que atende por meio de agendamentos.
Outra ação é implantação de um reforço de profissionais, na unidade Menino Jesus, no período noturno, das 19h às 7h – horário que a UBS passa a atende com livre demanda, auxiliando a UPA. As UBS's também contam com 43 enfermeiros, 69 técnicos de enfermagem, além dos outros profissionais que completam as 37 equipes estratégias de saúde da família. A Secretaria conta com a colaboração de estagiários de cursos universitários que atuam sob supervisão na saúde municipal.
Notícias dos Poderes
Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54