Alta demanda
Prefeitura amplia para 20 leitos a Ala Covid da UPA
Saúde | 10 de Março de 2021 as 13h 39min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria

A Secretaria de Saúde de Sinop ampliou para 20 o número de leitos para internação na recém aberta ala Covid-19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) André Maggi. O objetivo é atender a alta demanda de pacientes que aguardam por uma vaga em hospitais. No entanto, poucas horas depois da liberação dos novos leitos, todos já se encontravam ocupados. “Domingo de manhã estávamos aqui e já tínhamos verificado com a nossa equipe a abertura de 10 leitos. Na segunda-feira já se percebeu que seria pouco. Então conseguimos chegar em 20 leitos e a casa já está lotada”, explicou o secretário de Saúde, Valério Gobbato, durante nova visita realizada na unidade, na noite desta terça-feira (09), juntamente com a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon.
O gestor destaca que já está mobilizando a equipe técnica da pasta para fazer a aquisição de mais camas hospitalares e ampliar os atendimentos na unidade. Porém, aponta que a principal dificuldade é a formação da equipe de trabalho. “Hoje aqui na UPA já estamos com infectologista e fisioterapeuta acompanhando os pacientes, além de toda equipe. Mas, para gente continuar ampliando o serviço, nós precisamos de mais equipes [tanto de enfermagem quanto médica], mais RH e não tem. O Estado todo está com essa dificuldade”, disse.
No entanto, além de buscar ampliação de estrutura e atendimentos nas unidades de saúde, Gobbato reforça que a participação da população em seguir as medidas de biossegurança como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel, por exemplo, é fundamental para reduzir a transmissão da doença. “Nós precisamos que as pessoas se conscientizem, não tem mais vaga na UTI no Estado todo. Em Sinop não é diferente. O hospital regional está lotado, os hospitais particulares estão lotados e a UPA já está com 20 pessoas só na ala Covid, inclusive com quadro de entubados em estado grave, necessitando de vaga na UTI. Então precisamos que todos se conscientizem e tomem as medidas de segurança”, alertou.
De acordo com a representante geral do Instituto Social que administra a unidade, Franscislaine de Almeida, a procura por internação foi quase que imediata a abertura dos novos leitos. “A gente viu um aumento da demanda de pacientes mais graves chegando na unidade e procurando o leito para internação”, destacou.
Ala COVID
A estrutura antes disponível no chamado hospital de campanha, foi realocada para a UPA André Maggi para compor a Ala Covid, espaço recém construído anexo a estrutura. A ala foi aberta na segunda-feira (08) com 10 leitos, após visita técnica feita no domingo (07). A ampliação de mais 10 leitos ocorreu ontem (09).
Pandemia em Sinop
Desde o início da pandemia até ontem (09), 13,4 mil casos foram confirmados da doença. Destas, 12,8 mil estão recuperadas, no entanto, 201 pessoas não resistiram a doença.
Somente de 1º de março até ontem (09), foram 455 casos confirmados para Covid-19.
Notícias dos Poderes
Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00