Sinop
Prefeita faz novo alerta e anuncia novo decreto
Saúde | 05 de Junho de 2020 as 09h 51min
Fonte: Tauana Schmidt/Leandro Nascimento

A prefeita de Sinop Rosana Martinelli fez um novo alerta para a situação da Covid-19 no município e anunciou, há pouco, que um decreto está sendo preparado para disciplinar as atividades do setor comercial. A medida foi adotada diante da constatação do não atendimento das exigências impostas para prevenção do contágio do novo coronavírus.
O documento deve abranger, especificamente, o setor de bares da cidade, que, apesar de ter sido beneficiado com o último decreto que permitia a abertura, desde que adotando medidas preventivas, como redução da capacidade em 50% e exigência do distanciamento social por parte dos clientes, não vinha cumprindo o compromisso firmado com a Administração Municipal.
A partir de agora, devem ser restringidas algumas atividades anteriormente liberadas, como o serviço de entrega após a meia noite. “A flexibilização que existia para bares, lanchonetes e afins passará a ser proibida”, disse Rosana Martinelli, durante pronunciamento feito pela Internet, hoje, 04 de junho.
Conforme a gestora, um dos pontos que deve constar no documento é que música ao vivo e transmissão de shows em telões e televisão passarão a ser proibidos independentemente do horário, sendo permitida apenas música ambiente. “Tudo isso porque, infelizmente, os estabelecimentos não respeitaram a flexibilização no período noturno. Essas medidas são para evitar prejudicar quem tem cumprido os decretos. Nós estamos trabalhando e precisamos da colaboração da população”.
Durante a transmissão, a prefeita considerou o cenário para Covid-19 em Sinop como “alarmante”. Ela também anunciou maior rigor nas ações de fiscalização e que o descumprimento das regras para contenção da disseminação do coronavírus pode acarretar em fechamento das empresas. Até hoje, a força tarefa composta por Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária e Procon emitiu 123 notificações aos estabelecimentos flagrados descumprindo as regras impostas pelos decretos atualmente em vigência.
Acompanhada do secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, a prefeita Rosana fez um alerta a respeito do cenário atual do município, quanto aos casos confirmados e em investigação. “Desde o primeiro dia que tivemos pacientes com suspeitas em Sinop estamos aqui trazendo informações, diariamente, para a população, sempre transparentes e com responsabilidade. Em nenhum momento trabalhamos com ‘achismo’. Sei que a responsabilidade é minha como prefeita e nunca me omiti. Confiei na população e continuo confiando, mas todos devemos ter responsabilidade, temos que trabalhar juntos. Eu fazendo minha parte e a população fazendo a parte dela”.
O secretário Kristian Barros enfatizou que a Secretaria tem atuado em conformidade com os protocolos de atualização de dados adotados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. “O que é preciso deixar claro é que o município trabalha com dados confirmados. A gente tem notado muita informação desencontrada de pessoas que estão em isolamento domiciliar ou até mesmo internadas e não aparecem como confirmadas, porque a confirmação para Covid-19 só é feita após os exames laboratoriais. Existe um protocolo para isso, que é determinado pelo Ministério da Saúde, o qual seguimos e devemos seguir”, expressou.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09