Potencial farmacêutico
Pesquisa da UFMT explora benefícios do óleo de jacaré-do-pantanal para tratar feridas, acne e até depressão
Tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, produto tem potencial farmacêutico, cosmético e nutracêutico
Saúde | 30 de Setembro de 2025 as 11h 46min
Fonte: Widson Ovando | Fapemat

Um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), propõe aliar o saber ancestral das comunidades ribeirinhas e indígenas no uso do óleo de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) para as práticas medicinais. A investigação científica busca desenvolver remédios, cosméticos e até suplementos (mais conhecidos como nutracêuticos) para o tratamento de lesões, acnes e até depressão.
Tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, o óleo de jacaré-do-Pantanal tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias usadas no tratamento de feridas, contusões musculares (rasgaduras) e lesões ósseas.
O projeto de pesquisa é coordenado pelo Dr. Fabricio Rios-Santos, da UFMT, especialista em farmacologia e imunofarmacologia, e apoiado pelo Dr. Leandro Nogueira Pressinotti, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), cuja expertise em cicatrização e biologia celular complementa a abordagem multidisciplinar do projeto.
Juntos, eles lideram uma equipe empenhada em transformar um conhecimento empírico milenar em soluções científicas com alto valor agregado para a saúde humana.
“Uma demonstração concreta de como a ciência pode se beneficiar da biodiversidade brasileira de forma ética e sustentável. Ao valorizar as tradições locais e, ao mesmo tempo, aplicar modernos métodos laboratoriais, o projeto reforça o potencial do Pantanal como uma fonte inesgotável de inovação”, afirma Fabricio.
Segundo os pesquisadores, o óleo de jacaré tem uma composição única de ácidos graxos essenciais, como o ômega-9 (ácido oleico), o ômega-6 (ácido linoleico) e o ômega-7 (ácido palmitoleico). "Esses componentes são responsáveis por promover a regeneração celular, fortalecer a barreira cutânea [pele] e combater processos inflamatórios", explicam.
Estudos recentes, conduzidos pelo grupo de pesquisa, demonstram que esses ácidos atuam em sinergia, conferindo ao óleo propriedades de reparo profundo de lesões, hidratação e proteção contra o estresse oxidativo em nível celular.
Além de suas aplicações sobre feridas, há evidências promissoras de seus efeitos como nutracêutico, com potencial para melhorar condições como depressão, síndrome metabólica, doenças inflamatórias e até ajudar na regulação do colesterol.
Com uma composição que supera outros óleos consagrados, como o de abacate e o de rosa mosqueta, o óleo de jacaré-do-Pantanal também apresenta um forte potencial na formulação de produtos cosméticos. Sua alta concentração de ácido palmitoleico (19%) é uma vantagem única, especialmente no tratamento de acne, feridas e queimaduras, graças à sua ação aceleradora na cicatrização e na redução de inflamações.
“Com o reconhecimento crescente da importância de soluções naturais e sustentáveis na medicina e na cosmética, o óleo de jacaré-do-Pantanal desponta como um exemplo de sucesso na valorização da biodiversidade tropical do Brasil, posicionando o Estado na vanguarda da biotecnologia ambiental”, destacou o pesquisador Leandro Pressinotti.
Além da Fapemat, o projeto de pesquisa recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU).
Notícias dos Poderes
Sinop: mutirão de cardiologia deve atender mais de 3 mil pessoas
29 de Setembro de 2025 as 15h17Atendimentos de odontologia começam em outubro na UBS Menino Jesus; prefeito vistoria instalação de cadeiras
25 de Setembro de 2025 as 14h07Prestadores cobram ASM por falta de pagamento mesmo após repasses
24 de Setembro de 2025 as 15h09SES realiza medidas de prevenção e controle do sarampo em Mato Grosso
Após ação de controle da Vigilância do Estado, dois casos da doença foram confirmados no município de Primavera do Leste
24 de Setembro de 2025 as 11h58Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
Faixa de 40 a 49 anos concentra 23% dos casos de câncer de mama
23 de Setembro de 2025 as 14h34UCT Sinop abre neste sábado (27) para coleta de sangue em atendimento especial
23 de Setembro de 2025 as 14h09Unidade móvel oferece vacinação em horários alternativos e percorre bairros de Sinop nesta semana
23 de Setembro de 2025 as 12h40Antidepressivos podem causar efeitos colaterais por mais tempo do que você imagina
Pesquisa britânica ressalta que sintomas de abstinência duram meses ou até anos, e podem ser confundidos com 'recaídas'
23 de Setembro de 2025 as 11h58