Vera
Município de Vera participa de Campanha Mundial de Combate à Hepatite C
Saúde | 25 de Julho de 2016 as 09h 49min
Fonte: Márcia Ferreira - Jornalista

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) em parceria com os Rotarys de todo o país, estão realizando a Campanha "Hepatite Zero".
A ação no município de Vera acontecerá no dia 30 de julho das 08h às 17h no PSF I -- em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde -- e terá como foco erradicar a doença, auxiliar na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento.
O presidente do Rotary de Vera, Clayton Marchetti, informou que diversas atividades serão realizadas ao longo da semana.
"Queremos atingir um grande número de pessoas e, para isso, vamos contar com o apoio da imprensa, dos Agentes de Saúde e dos membros do Interact e da Casa da Amizade. Faremos ainda, divulgação por meio de folders informativos e de um Pit Stop na próxima sexta-feira", disse o presidente.
Clayton informou ainda que o procedimento será gratuito, rápido e terá uma equipe de profissionais preparados para atender a população que comparecer no PSF I no próximo sábado (30).
Sandra Maria Bierdmann, Farmacêutica Bioquímica do Pronto Atendimento, disse que a Secretaria de Saúde já possui um calendário de de ações relativas à prevenção da Hepatite. No entanto, será a primeira vez que a pasta realizará uma ação em parceria com o Rotary.
"Campanhas são sempre bem vindas! Incentivam as pessoas a participarem das ações e possibilitam o acesso por serem em horário diverso ao comercial, facilitando a participação daqueles que trabalham. Engajados na Campanha do Rotary, a Secretaria de Saúde também disponibilizará testes rápidos de Hepatite B, HIV e Sífilis", pontuou Sandra.
A Farmacêutica lembrou ainda que um grande obstáculo ao controle dessas doenças é que elas são silenciosas e seus portadores não sabem que estão contaminados, que disseminam o vírus e que estão colocando a própria vida em risco.
Saiba mais
A Hepatite é a causa da morte de 1,5 milhões de pessoas por ano e se tornou a maior epidemia dos últimos tempos sendo 100 vezes mais contagiosa que a AIDS. Três milhões de brasileiros estão contaminados e a transmissão se dá através do contato do sangue com objetos contaminados. Alicates de unhas, agulhas para colocação de piercing e procedimentos de tatuagem, lâminas de barbear, escovas de dentes, alimentos ou bebidas contaminadas e também, por meio de relações sexuais sem proteção.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30