Neste sábado
MT tem mais de 300 na fila por transplante; mutirão fará cadastro de doadores
Evento acontece em Cuiabá como parte da 2ª Jornada Notarial, que visa oferecer aconselhamento jurídico gratuito e incentivar a doação de órgãos
Saúde | 18 de Outubro de 2024 as 16h 37min
Fonte: PNB Online

Mato Grosso tem 337 pacientes aguardando na fila por um transplante de córnea pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes. O transplante de córnea é o único realizado no estado, e os pacientes que precisam de outros órgãos, como fígado, pâncreas e coração, são encaminhados a outros estados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) do SUS.
Esses pacientes são incluídos nas filas de espera de estados que realizam os respectivos procedimentos. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) cobre os custos de locomoção e oferece ajuda para alimentação e estadia durante o período do tratamento. De acordo com informações obtidas pelo PNB Online via Lei de Acesso à Informação, há pacientes que estão na fila de espera há quase 10 anos, com base em pedidos realizados até junho deste ano.
Com o objetivo de ampliar o número de doadores de órgãos, os Cartórios de Notas de Mato Grosso vão realizar neste sábado (19.10) um mutirão de cadastro para doação de órgãos. O evento acontece das 8h às 14h, na Praça da República, em Cuiabá, como parte da 2ª Jornada Notarial, que visa oferecer aconselhamento jurídico gratuito e incentivar a doação de órgãos.
Durante o mutirão, será possível emitir a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), um documento digital que assegura a vontade do cidadão de ser doador. O processo é simples, gratuito e não exige agendamento prévio. A ação é promovida pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso (CNB/MT), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O presidente do CNB/MT, Edivaldo Semensato, destaca a importância de formalizar a decisão de ser doador. “Tomar a decisão de ser doador de órgãos é um ato de amor capaz de transformar o futuro de muitas pessoas. Ao registrar esse desejo em vida, a família é orientada para que os órgãos sejam doados após o falecimento, trazendo esperança para quem aguarda por um transplante. A AEDO torna esse processo simples, seguro e gratuito”, afirmou.
Desde o lançamento do serviço, já foram emitidas mais de 250 autorizações de doação de órgãos em Mato Grosso. A AEDO, regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do CNJ, pode ser consultada pelo Sistema Nacional de Transplantes com o CPF do falecido. A emissão é gratuita e pode ser feita presencialmente ou pela plataforma digital e-Notariado, neste link.
Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa. Se desejar incluir ou retirar órgãos autorizados para doação, o cidadão deverá revogar a autorização anterior e emitir uma nova. O mutirão também será uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre outros serviços dos cartórios, como testamentos, heranças, e divórcios, que garantem segurança jurídica aos atos pessoais e patrimoniais.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10Prefeitura realiza mais de 500 procedimentos cirúrgicos de cataratas em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h41Saúde atinge 4.506 doses aplicadas de vacina contra dengue em Sinop; meta é alcançar 13.459 adolescentes
04 de Julho de 2025 as 11h59Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18