Boletim
Mato Grosso registra três casos de febre maculosa sob investigação e 2 descartados
Doença passou chamar a atenção após a morte de 4 pessoas no estado de São Paulo
Saúde | 22 de Junho de 2023 as 07h 23min
Fonte: Vanessa Araujo - Especial para o GD

Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira (21) um informativo para distribuição no estado sobre a febre maculosa. O documento também traz um boletim epidemiológico dos casos registrados entre 2020 e 2023. Até o momento, Mato Grosso registrou 5 notificações, sendo que duas foram descartadas e 3 estão em processo de investigação.
Doença passou chamar a atenção após a morte de 4 pessoas no estado de São Paulo em após participarem de um evento na Fazenda Santa Margarida. Segundo a SES, a febre maculosa é uma doença de gravidade variável, podendo acometer as pessoas de formas leves a graves com alta taxa de letalidade.
Entre 2020 e 2022, o estado recebeu 14 notificações sobre casos de febre maculosa, porém, apenas 4 foram confirmados. Neste ano, de janeiro a junho, 5 casos foram notificados, sendo que dois foram descartados após exames laboratoriais e 3 estão em investigação.
Sintomas da doença costumam ser inesperados e surgem entre o 2º e 14º dia após a picada do carrapato-estrela, alguns dos sinais são a febre, presente em quase 100% dos casos, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, entre outros.
Todos os casos suspeitos e confirmados devem ser informados pelas secretarias municipais ao Escritório Regional de Saúde junto à Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância Epidemiológica para notificação e posterior envio das informações para SES/central (Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental).
Documento também ressalta que matar capivaras contribui no combate à febre maculosa, pois quando o animal morre o parasita procura outro hospedeiro dando continuidade ao ciclo da doença.
Medidas de prevenção:
Evitar caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos no meio rural e silvestre, mas quando for necessário andar por tais áreas, vistoriar o corpo em busca de carrapatos em intervalos de 3 horas, pois quanto mais rápido for retirado o carrapato, menor serão os riscos de contrair a doença.
Usar calças compridas com a parte inferior por dentro das botas e fitas adesivas de dupla face lacrando a parte superior da bota. Recomenda-se que as roupas sejam claras, para facilitar a visualização dos carrapatos.
Caso o carrapato esteja sobre a pele, ele deve ser retirado cuidadosamente com uma pinça (evitar remover o carrapato com as mãos) sem ser esmagado, pois com esmagamento pode haver liberação das bactérias que têm capacidade de penetrar por meio de microlesões na pele. Após a remoção, lavar a área com água e sabão.
Promover rotação (rodízio) de pastagens. Aparar o gramado rente ao solo, facilitando assim a penetração dos raios solares.
Controlar a infestação de carrapatos nos animais domésticos com banhos e uso de carrapaticidas.
Locais de Risco:
Parques
Praças
Fazendas
Pastos
Matas
Pesqueiros
Vegetação das margens de rios, córregos e lagoas.
Notícias dos Poderes
OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59Aumento de 157% em plano de saúde é considerado abusivo pela Justiça em Mato Grosso
09 de Julho de 2025 as 13h30Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10