Alerta
Mato Grosso registra aumento de 81% nos casos de dengue
Sinop, Várzea Grande, Campo Novo do Parecis e Rondonópolis te o maior número de notificações
Saúde | 21 de Julho de 2015 as 09h 20min
Fonte: Fonte: Lorrana Carvalho

Mato Grosso registrou 16.119 casos notificados de Dengue até a primeira quinzena do mês de julho. Em comparação com 2014, quando 8.885 casos foram notificados, houve um aumento de 81,42%. Os municípios de Sinop, Várzea Grande, Campo Novo do Parecis e Rondonópolis são os que apresentam maior número de notificações, com 2.285, 1.084 e 1.015 casos, respectivamente. Cuiabá também apresentou números expressivos, com 1.488 casos registrados. Os dados estão no boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Segundo o boletim, Mato Grosso já contabiliza 67 cidades com alta incidência de dengue. Ribeirãozinho, Santa Carmem, Cocalinho, Paranaíta, Santa Rita do Trivelato, Torixoréu, Campo Novo dos Parecis, Alto Taquari, Matupá, Novo Horizinte do Norte e Serra Nova Dourada estão entre os municípios que apresentaram os maiores índices, com números superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. No estado a incidência calculada é de 499,91 casos por 100 mil habitantes.
Em relação à ocorrência de óbitos relacionados à doença, 11 casos foram informados, sendo cinco confirmações nos municípios de Sapezal, Cuiabá, Sorriso, Rondonópolis e Matupá. As outras seis mortes estão sob investigação.
De acordo com a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) continua auxiliando os municípios para o combate à dengue no Estado, principalmente nas regiões que apresentam os maiores índices. “As atividades de vistoria, orientação e prevenção serão reforçadas, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência”, explicou a coordenadora Flávia Guimarães.
Chikungunya - Foram registrados 190 casos suspeitos de Febre Chikungunya. Do total, 146 estão sob investigação e 44 foram descartados nos municípios de Água Boa, Barra do bugres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Guarantã do Norte, Juina, Marcelândia, Nova Olímpia, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Sorriso, Terra Nova do Norte e Várzea Grande. Até o momento, não foi registrado nenhum caso de transmissão da doença em Mato Grosso. No entanto, no início do mês de março foi registrado o primeiro caso “importado” de Febre Chikungunya, no município de Cuiabá.
Zyka - O Zika vírus (ZIKAV) é um arbovírus do gênero Flavivírus, que apresenta sintomas parecidos com o da Dengue e da Febre Chikungunya, como: dores nas articulações, dor de cabeça, febre, náuseas, diarreia e mal-estar. A fotofobia é uma das características diferenciais da doença, assim como manchas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, e conjuntivite sem secreção e coceira. Oitenta e sete amostras já foram enviadas para diagnóstico diferencial, mas ainda não foi confirmada a circulação do Zika vírus em Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30