Varíola do macaco
Mato Grosso monitora 66 casos de varíola dos macacos em 1 mês
No Estado, já são 35 notificações da doença confirmadas e 31 seguem em investigação
Saúde | 08 de Setembro de 2022 as 09h 04min
Fonte: Diário de Cuiabá

Em um mês, Mato Grosso passou a monitorar mais de 60 casos de monkeypox, mas conhecida como varíola dos macacos, distribuídos por diferentes municípios mato-grossenses.
Desde agosto passado, já são 35 notificações da doença confirmadas e 31 seguem em investigação, num total de 66 registros. No Estado, os primeiros pacientes foram confirmados no dia 5 do mês passado referentes a dois moradores de 39 e 40 anos de Cuiabá. Desde então, o número de contaminados vem subindo gradativamente.
No mesmo período, 33 suspeitos foram descartados. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, até terça-feira (6) pela manhã, a Capital contabilizava 19 casos confirmados e contavam ainda com outros nove suspeitos.
Em Várzea Grande, são seis confirmações e um em investigação. As demais cidades com contaminados confirmados da monkeypox são Rondonópolis (1), Sorriso (1), Barra do Garças (2), Nova Xavantina (1), Tangará da Serra (3) e Campo Novo dos Parecis (2). Já os suspeitos, além de Cuiabá e Várzea Grande, são de Sorriso (2), Barra do Garças (1), Tangará da Serra (2), Sinop (3), Campo Novo dos Parecis (6), Peixoto de Azevedo, Itiquira, Tapurah, Paranaíta, Campos de Júlio e Acorizal, estes últimos seis com uma notificação cada.
Há ainda uma investigação de um paciente residente de outro estado da Federação, mas registrado em Rondonópolis. Com o avanço da varíola dos macacos, a Secretaria de Estado de Saúde elaborou, ainda em meados de agosto um plano de contingência contra a doença.
O plano de contingência estabelece estratégicas de contenção, controle e orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais úteis para preparação e resposta à gestão da emergência “monkeypox”, no Estado.
Segundo o documento, estão previstos três níveis para a classificação de emergência, sendo o primeiro considerado como de “preparação”, o segundo, de “contenção; e o terceiro, de “mitigação”.
Na “contenção”, por exemplo, o risco é significativo, superando a capacidade de resposta local, necessitando de recursos adicionais e o apoio complementar da esfera estadual com a possibilidade de envio de equipe de resposta à emergência em saúde pública.
Já a fase de “mitigação”, há transmissão intensa local e/ou regional, capacidade local limitada ou insuficiente, e necessidade de intervenção estadual. “A ameaça é classificada como relevância estadual com impacto sobre diferentes esferas de gestão do SUS, exigindo uma ampla e coordenada resposta articulada em nível governamental. Este evento constitui uma situação de excepcional gravidade, podendo culminar na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Estadual (Espil)”, diz o plano.
A varíola dos macacos é, geralmente, uma doença autolimitada, o período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias, e os sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas.
A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
O vírus também pode infectar as pessoas por meio de fluidos corporais.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59