Saúde mental
Mais que diversão, prática da hipnose pode ajudar na saúde
A técnica é realizada conforme a necessidade do paciente
Saúde | 16 de Março de 2020 as 09h 15min

Vivemos em uma era onde as doenças mentais atormentam a humanidade. Por conta disso, os consultórios de psicologia e psiquiatria são cada vez mais procurados.
Conforme a psicóloga e hipnoterapeuta Elivanda Abreu, os cuidados com mente são necessários, principalmente, para a nova geração, que vive conflitos diários e se vê casa vez mais confusa e sem direção. “Depressão, ansiedade, trauma, tristeza profunda, baixa autoestima, confusão, fobias, estresse e tantos outros problemas estão se instalando, nos mais vários perfis, e o pior é que muitas pessoas não conseguem identificar os motivos que as levaram a entrar neste estado mental. E, por conta disso eu estudei a hipnose clínica (aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia, resolução N° 013/00) que, atualmente, me auxilia na terapia, proporcionando aos pacientes um melhor processamento das situações vivenciadas em um período menor de psicoterapia. No entanto, não são todos os pacientes que estão aptos a está terapia”, detalha.
Segundo a psicóloga, esse formato de terapia pode melhorar as relações pessoais, interpessoais, domínio do medo, eliminar hábitos nocivos, pequenos problemas de saúde e até obter o próprio sucesso profissional, trazendo prestígio, dinheiro e felicidade. “O subconsciente é uma parte da mente não diretamente acessível ao indivíduo, mas alcançável através de técnicas diversas como a hipnose. O nosso subconsciente pode ocupar 80% da mente e ele executa todas as ordens que enviamos para ele através de nossos pensamentos, ou seja, podemos transformar em realidade aquilo em que acreditamos”, explica a Elivanda.
Durante o estado de hipnose o paciente pode estar em transe leve, onde as ondas cerebrais oscilam em ciclos de 9 a 13 Hz, transe médio, onde as ondas cerebrais oscilam em ciclos de 4 a 8 Hz e transe profundo, onde as ondas cerebrais oscilam em ciclos de 1 a 3 Hz. A maioria das pessoas entra em transe leve ou médio. Mesmo em transe leve é possível se fazer o uso terapêutico da hipnose.
A técnica deve ser utilizada por profissionais capacitados no tratamento individualizado de questões físicas e mentais. Elivanda frisa que a hipnose clinica não tem nada a ver com os mitos que envolvem ocultismo, magia ou até mesmo show.
“É um trabalho sério, comprovado cientificamente, onde a pessoa entra em estado alternativo de consciência ampliada, permanecendo acordada a todo o tempo, experimentando sensações, sentimentos, talvez tendo imagens, regressões, anestesia, analgesias e outros fenômenos hipnóticos”, relata.
A psicóloga Elivanda Abreu atende no Jardim Paulista I, na Rua Santos Dumont, nº 100 em Sinop/MT. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (66) 9 96050820.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09