Sinop
Mais de 800 pacientes não retiraram os resultados dos exames
Pilha de exames não retirados é apenas do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso
Saúde | 08 de Dezembro de 2022 as 17h 00min
Fonte: Redação com assessoria

Aproximadamente 800 exames realizados pelo Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso não foram retirados pelos pacientes. A instituição, filiada ao Hospital de Amor de Barretos, oferece atendimento gratuito para mulheres de Sinop e região, e tem como foco a prevenção do câncer de mama e colo uterino.
Dentre os laudos estão resultados de mamografia e Papanicolau. A equipe do instituto solicita que os exames sejam retirados em até 30 dias após a realização do exame, para garantir a eficácia no acompanhamento e cuidados com a saúde das pacientes. “Um laudo completo e confiável é fundamental para o controle e rastreamento de doenças, como o câncer de mama e câncer de colo uterino. Afinal, é nesse documento que se encontra a análise e conclusão de um mastologista, radiologista, ou ginecologista sobre o exame. É por meio desses resultados que a mulher fica sabendo quando deve retornar para novos exames de rastreamento”, ponderou o Supervisor Administrativo do Instituto, Heverton C. Mota.
Atrelada à relevância do serviço gratuito e de combate a patologia, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que as chances de cura chegam a 90% quando a doença é diagnosticada no início. O Supervisor reitera que quanto antes a paciente retirar o laudo, melhor é o acompanhamento.
Com um ano de funcionamento, o Instituto já realizou mais de 22.943 atendimentos. Apenas em 2022, 54 casos de câncer foram identificados precocemente em mulheres, que receberam o diagnóstico e orientações para iniciar o tratamento.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59