Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 17 de Julho de 2025

Menu

Sinop

Mais de 800 pacientes não retiraram os resultados dos exames

Pilha de exames não retirados é apenas do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso

Saúde | 08 de Dezembro de 2022 as 17h 00min
Fonte: Redação com assessoria

Foto: Assessoria

Aproximadamente 800 exames realizados pelo Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso não foram retirados pelos pacientes. A instituição, filiada ao Hospital de Amor de Barretos, oferece atendimento gratuito para mulheres de Sinop e região, e tem como foco a prevenção do câncer de mama e colo uterino.

Dentre os laudos estão resultados de mamografia e Papanicolau. A equipe do instituto solicita que os exames sejam retirados em até 30 dias após a realização do exame, para garantir a eficácia no acompanhamento e cuidados com a saúde das pacientes. “Um laudo completo e confiável é fundamental para o controle e rastreamento de doenças, como o câncer de mama e câncer de colo uterino. Afinal, é nesse documento que se encontra a análise e conclusão de um mastologista, radiologista, ou ginecologista sobre o exame. É por meio desses resultados que a mulher fica sabendo quando deve retornar para novos exames de rastreamento”, ponderou o Supervisor Administrativo do Instituto, Heverton C. Mota.

Atrelada à relevância do serviço gratuito e de combate a patologia, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que as chances de cura chegam a 90% quando a doença é diagnosticada no início. O Supervisor reitera que quanto antes a paciente retirar o laudo, melhor é o acompanhamento.

Com um ano de funcionamento, o Instituto já realizou mais de 22.943 atendimentos. Apenas em 2022, 54 casos de câncer foram identificados precocemente em mulheres, que receberam o diagnóstico e orientações para iniciar o tratamento.