Vacina Covid
Liberado novo reforço contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos
Saúde | 21 de Junho de 2022 as 10h 20min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

A segunda dose de reforço da vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com 40 anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal com a Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca, segundo a nova nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada nesta segunda-feira (20). Conforme o documento, o reforço deve ser aplicado com o intervalo mínimo de 4 meses da primeira dose de reforço, utilizando as vacinas Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
Outra recomendação – janssen
Conforme o Ministério da Saúde, quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá reforçar a proteção contra o vírus. A última recomendação do Governo Federal era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses após a primeira aplicação (esquema primário).
Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
Confira, abaixo, como fica o esquema vacinal contra a Covid-19:
Esquema primário:
Duas doses (AstraZenca, Pfizer ou Coronavac) para pessoas com 5 anos ou mais, com imunizante recomendado para cada grupo.
Dose única: Janssen disponível para pessoas com 18 anos ou mais.
1ª dose de reforço:
Disponível para população com 12 anos ou mais, 4 meses após a última dose do esquema vacinal primário.
Para população que recebeu imunizante Janssen no esquema primário (dose única), o intervalo mínimo é de 2 meses.
2ª dose de reforço: disponível para população com 40 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes e puérperas, com intervalo mínimo de 4 meses após aplicação da primeira dose de reforço.
Liberado também para pessoas de 18 anos ou mais que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única). O intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço será de 4 meses a partir do primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisarão de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo.
Vacinação em Sinop
Até ontem (20), conforme o sistema LocalizaSUS do Ministério da Saúde, 266,3 mil doses de imunizantes contra Covid-19 foram aplicadas em Sinop. Deste total, 123,2 mil em primeira dose e outros 107 mil em segunda ou dose única, fechando o esquema primário de imunização. Houve ainda a aplicação de 32,2 mil doses como primeiro reforço e, 2,7 mil como segundo reforço.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59