Saúde
Hospital de Sinop vai completar um ano em situação de emergência
Para manter a saúde “funcionando”, Estado prorroga decreto de emergência em 7 hospitais
Saúde | 21 de Março de 2019 as 16h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

A situação de emergência dos principais hospitais públicos de Mato Grosso vai durar – pelo menos – um ano. O governador Mauro Mendes (DEM), assinou nesta quarta-feira (20), o decreto 071/2019, que prorroga, por mais 180 dias, a situação de emergência no Hospital Regional de Sinop, Hospital Metropolitano de Várzea Grande e nos Hospitais Regionais de Sorriso, Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis e Cáceres. O decreto abrange ainda outras estruturas de saúde, como o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, o SAMU, Superintendência de Assistência Farmacêutica, MT Hemocentro, Cridac, Cermac, Lacen e Superintendência de Obras da SES/MT. Basicamente toda a saúde pública administrada pelo Estado de Mato Grosso ficará em situação de emergência por mais 180 dias.
O decreto original, que abriu o caráter de exceção nas estruturas de saúde pública do Estado, é do dia 31 de janeiro de 2018. Ele estabelecia situação de emergência por 180 dias, até que o Estado tomasse as devidas medidas cabíveis nos hospitais, sem prejudicar assim, os atendimentos de saúde. Junho de 2018 chegou e o decreto foi estendido por mais 180 dias. Quando o novo final do prazo chegou, em dezembro de 2018, Pedro Taques, no final do seu mandato, prorrogou a situação de emergência por mais 90 dias.
O prazo mais uma vez chegou ao fim e, novamente, será renovado. No documento, Mendes diz que não houve tempo hábil em seu governo para completar a transição do modelo de gestão – migrando dos hospitais administrados por OSS (Organizações Sociais de Saúde), para a gestão própria (direta pelo Estado). O governador frisa no decreto que seria impossível realizar os devidos processos licitatórios para contratação de fornecedores ou mesmo os seletivos, para recrutamento de pessoal. Em resumo: ou ampliava o período de situação de urgência ou paralisava os parcos atendimentos que essas unidades ainda realizam.
Com a situação de emergência decretada, o Estado fica autorizado a adotar todas as medidas administrativas necessárias para manter esses hospitais funcionando. O decreto lista, por exemplo, a manutenção dos profissionais que foram contratados no passado, o envio de equipamentos e insumos para essas unidades que funcionam em caráter de “ocupação temporária” (intervenção), além de justificar novas contratações de fornecimento de materiais “e de tudo o mais que seja necessário para garantir a gradativa transição do regime de ocupação temporária para a administração direta dos hospitais”.
O decreto também dá poderes para o Estado contratar funcionários temporários, prioridade para remanejar recursos do orçamento e destinar dinheiro para a saúde.
O prazo de 180 dias de “situação de emergência” começa a contar a partir do dia 20 de março, encerrando somente em 19 de setembro. O Estado terá mais meio ano para proceder com as ações administrativas que deveria ter adotado um ano atrás.
Notícias dos Poderes
Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30