Referência
Hospital de Sinop realiza primeiro implante cardíaco
O paciente, de 83 anos, será submetido a um implante transcateter de válvula aórtica
Saúde | 19 de Março de 2019 as 10h 04min
Fonte: Redação com assessoria

O hospital filantrópico de Sinop, Santo Antônio, vai realizar nesta terça-feira (19), uma cirurgia cardíaca de alto risco. Uma equipe médica realizará o primeiro Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAV), em um paciente de 83 anos. O procedimento envolverá vários profissionais da área médica. São quatro equipes: o anestesista, um cirurgião cardíaco, um hemodinamissista e um ecocardiografista.
Com uma estrutura que conta com leitos de internação, bloco cirúrgico e UTI, o Santo Antônio completou o círculo para a ala de cardiologia ainda em 2015, quando inaugurou a hemodinâmica - serviço de cardiologia intervencionista que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e dos músculos cardíacos.
O diretor do hospital, Wellington Randall, revela que, agregado aos recursos tecnológicos, a unidade cresceu, também, nos recursos humanos, mantendo em seu quadro os mais excelentes e capacitados profissionais da área médica. “Os médicos do Santo Antônio nos deixam tranquilos porque sabemos que estão sempre querendo trazer para Sinop o que aprendem de melhor nos congressos que participam dentro e fora do Brasil”, pontuou.
Alan Ósti, um dos médicos que estará na equipe que realizará a cirurgia no paciente de 83 anos explica que há 10 anos esse procedimento era bastante agressivo. “Nós tínhamos que abrir o peito do paciente para realizar o procedimento, no entanto, muitas vezes os riscos do paciente não aguentar nos impedia de operá-lo. Hoje, o TAVI nos permite, em duas horas, operá-lo através de uma punção na virilha, como se fosse um cateterismo e por ali a gente acessa a válvula e faz o implante dessa prótese”, revela o médico Antônio Hélio que também está na equipe responsável pelo transplante adiantando que o paciente chega na UTI acordado e sem tubo, respirando sozinho.
Na técnica anterior, quando se abria o peito do paciente para realizar o transplante, era necessário parar o coração e desviar o sangue todo do coração e do pulmão para uma máquina. Agora, o procedimento é feito todo com o coração movimentando, além, é claro, de ser bem menos invasiva.
TAVI
É um procedimento minimamente invasivo, que permite a correção em uma redução no diâmetro da válvula aórtica. A válvula que é implantada permite restabelecer volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.
O implante transcateter de válvula aórtica é uma opção bem estabelecida para o tratamento da estenose aórtica sintomática em pacientes com risco cirúrgico elevado.
Notícias dos Poderes
Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30