Resposta
Hospital de Sinop abre ala específica para Covid-19
Nova ala terá espaço físico e profissionais que só atenderão casos de Coronavírus
Saúde | 27 de Março de 2020 as 18h 23min
Fonte: Jamerson Miléski

Com o fôlego dado pela quarentena, a saúde pública de Mato Grosso começa dar as primeiras respostas antes da ampla disseminação esperada para o Covid-19. Hoje, as 19h, o Hospital Regional de Sinop (público) abre uma ala especializada no tratamento de pacientes com o Covid-19 (novo Coronavírus). A nova ala faz parte do planejamento da secretaria estadual de Saúde para o enfrentamento da pandemia que começa a se proliferar em número de casos no Mato Grosso.
Segundo o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, a unidade hospitalar será dividida em duas. A parte de urgência e emergência continua operando pela mesma entrada, recebendo os casos habituais, via regulamentação.
A outra parte, com entrada pela Avenida das Itaúbas, será designada para os casos de Covid-19. A estruturação da ala foi feita de forma que o espaço onde estarão os pacientes com Coronavírus fique isolado dos demais pacientes, afim de evitar contaminação. As equipes de saúde – médicos, enfermeiros e técnicos – também será dividida. Quem está dedicado à ala de Covid-19 não atende na urgência e emergência e vice-versa.
Segundo Jean, a estruturação da ala será gradual, mas o plano de contenção é dispor de 50 leitos para internação de pacientes acometidos pela doença. Também de forma gradativa, serão estabelecidos 20 leitos de UTI específicos para pacientes com Coronavírus. “O Hospital Regional de Sinop passa a ser referência para o tratamento de Covid-19 no norte do Estado”, complementou.
Isso não significa que será “porta aberta”. A ala de Covid-19 irá receber exclusivamente pacientes regulados por outras unidades de saúde. Ainda serão as unidades de pronto atendimento, postos de saúde ou mesmo outros hospitais privados ou públicos, que farão o encaminhamento dos pacientes que precisam de atenção especializada.
Apoio coletivo
Com essas ações, o Hospital Regional passa a ser a mais importante estrutura de saúde na retaguarda do combate a Covid-19 em Sinop. Segundo Jean, a tendência é de que o número de pessoas infectadas pelo vírus aumente de forma significativa nas próximas semanas e por isso a estruturação do Hospital foi importante.
Ao posicionar o Hospital Regional como primordial no combate da epidemia, Jean aproveita para pedir auxilio da sociedade. O diretor da unidade fez um apelo às entidades de classe, grupos de serviço ou mesmo de pessoas dispostas a ajudar, para que façam doações de insumos úteis nessa epidemia. Segundo Jean, o Hospital está garantindo os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), para os profissionais da saúde, não há falta, mas sim uma ênfase no uso racional. “Só estão recebendo máscaras e luvas quem de fato precisa, conforme os protocolos. Não pode haver uso desnecessário porque lá na frente pode faltar”, ressaltou.
Segundo Jean, diversas licitações estão em curso e o Hospital está buscando manter seus estoques para atender a população. Mas ressaltou que toda ajuda é bem vinda. “Máscara, luva e álcool em gel nunca vai ser demais. Quem puder ajudar o Hospital estará ajudando nossa população, porque essa é a unidade que mais vai evitar mortes por Coronavírus em Sinop”, argumentou.
Rápidas, as doações da sociedade civil organizada ajudam a repor estoques enquanto as compras públicas precisam seguir os ritos burocráticos da legislação.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09