Em 8 meses
Hospital de Amor chega a 11 mil procedimentos em Sinop
Unidades móveis tem levado o diagnóstico precoce de câncer para pessoas sem acesso
Saúde | 08 de Junho de 2022 as 10h 30min
Fonte: Assessoria

Em 8 meses, o Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, que é um braço do Hospital de Amor de Barretos em Sinop chegou a 11.602 procedimentos. Entre os serviços realizados neste período estão, mamografias, Papanicoloau, ultrassonografias, biópsias, colposcopias e Cirurgias de Alta Frequência (CAF). Os exames foram feitos dentro das unidades móveis (Caminhões de Amor) que percorreram 42 municípios, e também na unidade fixa que fica em Sinop.
A presidente da Associação, Dra. Anna Letícia Yanai, comemora o resultado, e diz que isso é só o começo de um trabalho de prevenção que será feito a longo prazo.
“A prevenção é o alicerce desta instituição, nosso objetivo é, que daqui a alguns anos, nossas mulheres não precisem mais passar por cirurgias mutilantes e nem tratamentos agressivos como a quimioterapia e a radioterapia”, afirma a médica.
Ela ainda explica que, desde 2018 a Associação dos Voluntários do Norte de Mato Grosso – AVIP, vem arrecadando fundos para que tudo isso virasse realidade.
“A região norte e médio norte contam hoje 2 unidades móveis e uma unidade fixa que funciona provisoriamente. Agora nosso foco é concluir nossa unidade que fica na região do aeroporto onde conseguiremos atender um número maior de mulheres com mais qualidade e espaço físico adequado”, destaca.
Uma das beneficiadas pelo atendimento foi a dona de casa Sandra Aparecida de Oliveira, que mora na cidade de Colíder, e que estava na fila de espera para fazer mamografia há 4 anos.
“Eu estava esperando desde 2019 para fazer meu exame preventivo, com a vinda do Instituto de Prevenção, fiz em questão de dias, além da rapidez, somos muito bem atendidas, recebemos um tratamento incrível por aqui, só tenho a agradecer”, cita Sandra.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), se os exames e a detecção da doença forem realizados desde o início, a prevenção pode aumentar as chances de cura do câncer em até 90%.
A Mastologista do Instituto de Prevenção do Câncer, Dra. Rafaela Pinheiro de Oliveira, acrescenta a importância do tratamento preventivo e aconselha às mulheres não terem medo de fazer os exames regularmente.
“É comum as mulheres ficarem com medo de fazer os exames por temerem o diagnóstico, mas é fundamental para a cura a detecção precoce. Mulheres a partir dos 40 anos ou que possuam histórico familiar de parentes com câncer, devem realizar o exame preventivo anualmente, as chances de cura são maiores quando a doença é detectada no estágio inicial”, reitera a mastologista.
Enquanto a obra da unidade fixa não está finalizada, o Instituto funciona em sede provisória, localizado no centro de Sinop, na rua das Magnólias, 153, Setor Comercial, e atende mulheres que necessitam de exames preventivos, complementares e de alta complexidade.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59