Imunização
Grupos prioritários podem se vacinar à noite a partir de hoje (05) em Sinop
A vacina está disponível para trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Saúde | 05 de Julho de 2021 as 10h 39min
Fonte: Redação com assessoria

A Secretaria de Saúde de Sinop lançou, nesta segunda-feira (05), agenda noturna para vacinação em primeira dose contra Covid-19. A partir de hoje, o Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primaveras, São Francisco e Maria Vindilina 2 passam a atender até às 20h.
Para vacinar, o munícipe deve fazer o agendamento pelo ícone disponível no site da Prefeitura de Sinop (Vacina Covid/Agendar), procurar alguma das unidades denominadas com a opção NOTURNO, escolher data, horário, preencher o cadastro e finalizar o processo. Neste primeiro momento, o agendamento disponibiliza 438 vagas diárias até sexta-feira (09), sendo 240 no CIA, 90 na UBS São Francisco, e 54 nas UBS Primaveras e Maria Vindilina 2.
Além da ampliação de horário, a Secretaria está abrindo a vacinação para um novo grupo: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid-19 (PNO), o grupo é formado por motoristas e cobradores. A estimativa, feita pelo Ministério da Saúde, é que em Sinop este público é formado por pouco mais de 240 pessoas.
A exemplo do que vem sendo praticado, é obrigatório apresentar vínculo ativo de trabalho, como cópia da carteira de trabalho ou cópia do holerite. A cópia será retida pela equipe de vacinação e ficará anexada ao cadastro do vacinado. É obrigatório, também, apresentação do cartão SUS atualizado ou o CPF, além de algum documento oficial com foto e o cartão de vacinas.
A vacina também segue disponível para pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores das indústrias, trabalhadores da educação e saúde (com comprovação de vínculo ativo, como cópia do holerite, por exemplo), caminhoneiros, grávidas e puérperas (com laudo médico), lactantes, deficientes permanentes e pessoas com comorbidades (com laudo médico). A abertura de agendamento noturno não altera a programação já em funcionamento.
Até a manhã desta segunda-feira, 05, dados do Ministério da Saúde apontavam que foram aplicadas mais de 46,3 mil doses das vacinas contra Covid-19 em Sinop. Deste total, 34,9 mil correspondem a primeira dose e, outros 11,4 mil em segunda dose ou dose única. O acompanhamento da vacina pode ser feito pelo site do Ministério ( https://localizasus.saude.gov.br/ )
Somente no último sábado (03), foram vacinadas mais de 1,5 mil pessoas no município.
SEGUNDA DOSE – AÇÕES AOS SÁBADO, SEM AGENDAMENTOS
A segunda dose não precisa ser agendada. Para este grupo, a Secretaria de Saúde realizará ações específicas para atender a população com a segunda dose programada para recebimento em períodos próximos. Neste sábado (10/07), por exemplo, a Secretaria já está organizando programação e, em breve, deverá divulgar os locais e horários de atendimento.
O munícipe pode verificar no próprio cartão de vacinas a data de retorno e, deste modo, acompanhar a divulgação das mobilizações. A aplicação da segunda dose é importante para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. Para o imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), o intervalo é de 14 a 28 semanas. Já para a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e Pfizer, é de até 12 semanas.
Notícias dos Poderes
Número de grávidas com mais de 45 anos sobe 137% em uma década no Estado, mostra Censo
21 de Julho de 2025 as 08h41Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro
Experimento com camundongos mostrou que formulação genérica de mRNA foi capaz de estimular o sistema imunológico a combater diferentes tipos de tumor, incluindo os resistentes a tratamento
21 de Julho de 2025 as 07h40Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48