Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Segunda Feira 28 de Julho de 2025

Menu

Câncer

Governo retoma construção da ala de radioterapia em Sinop

Obra lançada em 2018 parou e agora será concluída por uma nova empresa

Saúde | 04 de Janeiro de 2021 as 18h 12min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

O Ministério da Saúde oficializou nesta segunda-feira (4), a contratação da empresa que deverá concluir a ala de radiologia e braquiterapia junto ao Hospital Santo Antônio, de Sinop. A Construtora Brilhante, com sede em Manaus (AM), foi a vencedora do RDC 5/2020, lançado pelo Ministério para promover a retomada das obras. A Construtora Brilhante receberá R$ 6,7 milhões pela empreita.

A construção da ala de radioterapia e braquiterapia foi iniciada em outubro de 2018. A estrutura será erguida com recursos federais, equipada e então destinada a Fundação Santo Antônio, a quem cabe operacionalizar a estrutura que atenderá pacientes com casos graves de câncer em toda a região.

A paralização das obras ocorreu por problemas financeiros da empresa contratada, a Engetec Construtora, com sede em Cuiabá. A empresa acabou entrando em processo de falência, o que comprometeu outras obras públicas no país. O ministério iniciou com o procedimento para romper o contrato e contratar uma nova empresa. Esse processo foi superado e agora a obra será retomada com a nova empresa.

Para essa ala, o governo federal destinou R$ 11 milhões, incluindo a construção de um prédio e a instalação dos equipamentos. São 1,2 mil metros quadrados de edificação.

Atualmente, todos os pacientes que precisam passar por radioterapia e braquioterapia no Estado de Mato Grosso se deslocam até Cuiabá. Hoje só existem dois desses equipamentos operando via SUS.

O Hospital Santo Antônio já realiza, pelo SUS, o tratamento por quimioterapia. A radioterapia e a braquiterapia são tratamentos que atingirão outros tipos de câncer, dependendo de cada caso clínico. Em muitos casos, são tratamentos complementares, em que o paciente precisa de ambos.

O projeto para implantação de uma ala de radioterapia e braquiterapia remonta o ano de 2012. Desde 2006 o Hospital Santo Antônio oferece um espaço para o tratamento do câncer. As duas novas especialidades otimizarão os tratamentos e facilitarão o acesso dos pacientes.