Contaminação e mortes
Governador diz que Mato Grosso sofrerá a consequência da rejeição ao isolamento
Mendes alertou para um sentimento crescente no país de insubordinação, de desobediência às leis. “Isso é muito perigoso, e pode fugir ao controle “.
Saúde | 25 de Março de 2021 as 09h 20min
Fonte: Pedro Pinto de Oliveira

O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou agora pela manhã, em entrevista à Rádio CBN nacional, que anunciará novas medidas de restrições, “um aperto”, para tentar evitar a escalada de contaminação e mortes pela Covid em Mato Grosso, mas que não será um lockdown.
“O distanciamento social é a grande ferramenta, o mecanismo eficaz, mas se a maioria da população rejeita a medida temos que respeitar, um direito democrático, mas lembrando que essa postura tem consequências trágicas”, afirmou Mendes. Mato Grosso tem o pior nível de distanciamento em relação a todos os estados brasileiros.
Sem fazer críticas mais contundentes, Mauro Mendes afirmou que ainda falta o comando do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia e lamentou o papel dele como influenciador da postura negacionista e de rejeição às medidas de isolamento.
“O diálogo deveria ter vindo antes, mas é louvável essa iniciativa agora de compartilhar esforços”, destacou Mendes em relação à reunião promovida ontem pelo presidente. Além da ação de unidade das autoridades, o governador pontuou que a postura dos líderes deve ser de respeito à ciência e respeito às medidas reconhecidas como necessárias para conter a pandemia.
Mauro Mendes alertou para um sentimento crescente no país de insubordinação, de desobediência às leis. “Isso é muito perigoso, e pode fugir ao controle “, disse.
O governador acredita que, entre abril e maio, Mato Grosso terá um incremento no processo de vacinação. “Isso se o ministério da Saúde cumprir com as metas estabelecidas. Essas metas não podem virar meros números de tabela Excel, o que irritará ainda mais a população que está à espera de tomar a vacina”, afirmou Mauro Mendes na entrevista à emissora.
Notícias dos Poderes
Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00