Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 18 de Agosto de 2025

Menu

Saúde

Feliz Natal encerra

Saúde | 02 de Setembro de 2015 as 13h 35min
Fonte: Itamar Cavalcante

A programação dessa atividade coordenada pela Secretaria de Saúde em Feliz Natal, mas que se reproduziu também em todo o País, incluiu muita conversa e orientação com as mães gestantes, ou com filhos recém-nascidos ou nos primeiros meses de vida.

O ponto alto, no entanto, ou o dia "D", foi uma ação realizada no último dia 26 de agosto, com esse grupo-alvo da amamentação, a participação e orientação de enfermeiras da Secretaria, mas que culminou com uma palestra de nível elevado, proferida pelo Dr. Júlio César Aquino – um "médico de família" paulista recém-chegado a Feliz Natal, com 34 anos, vindo pelo programa do governo federal "Mais Médicos", e que se formou na Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba – "uma instituição que forma profissionais especializados na formação e prevenção de saúde pública", afirmou o Dr. Júlio.

A filosofia de formação do Dr. Júlio, que atende no PSF III, fundamenta-se no conceito da Medicina cubana, de "atenção básica à saúde pública, onde são resolvidos 80% dos problemas da população". Os 20% restantes vão para os hospitais regionais (em que a atenção secundária responde por 15% e a terciária pelos 5% finais – em se incluem procedimentos médicos como troca de válvulas coronárias, problemas oncológicos e os casos de imunodepressão – em que as infecções por HIV são os mais graves).

É com base nesse modelo que Cuba sustenta hoje índice de mortalidade infantil de 4,6 mortos para mil nascimentos, em comparação, por exemplo, com os EUA (6,4 mortos/mil nascimentos) ou com o Brasil, em que hoje registram-se 15 crianças mortas por mil nascimentos.

E o Dr. Júlio ressalta que um dos esteios para a obtenção desses resultados em Cuba está na aplicação do "Programa de Amamentação Materno-Infantil - PAMI" – que foi a base da palestra apresentada às mães e profissionais de saúde na apresentação do último dia 26 em Feliz Natal, "além do aprendizado com o excelente programa "Amamentação Feliz", que é coordenado pela profissional Marilene Ritter, do Escritório Regional de Saúde em Sinop" – concluiu o Dr. Júlio César.

E quem quiser conversar ou aprender mais com o Dr. Júlio, pode ouvir o programa "Revista da Manhã", de que ele participa como convidado, toda sexta-feira, das 8h às 9h, na Rádio Comunitária Vale Verde FM, de Feliz Natal.