Saúde
Feliz Natal encerra
Saúde | 02 de Setembro de 2015 as 13h 35min
Fonte: Itamar Cavalcante
A programação dessa atividade coordenada pela Secretaria de Saúde em Feliz Natal, mas que se reproduziu também em todo o País, incluiu muita conversa e orientação com as mães gestantes, ou com filhos recém-nascidos ou nos primeiros meses de vida.
O ponto alto, no entanto, ou o dia "D", foi uma ação realizada no último dia 26 de agosto, com esse grupo-alvo da amamentação, a participação e orientação de enfermeiras da Secretaria, mas que culminou com uma palestra de nível elevado, proferida pelo Dr. Júlio César Aquino – um "médico de família" paulista recém-chegado a Feliz Natal, com 34 anos, vindo pelo programa do governo federal "Mais Médicos", e que se formou na Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba – "uma instituição que forma profissionais especializados na formação e prevenção de saúde pública", afirmou o Dr. Júlio.
A filosofia de formação do Dr. Júlio, que atende no PSF III, fundamenta-se no conceito da Medicina cubana, de "atenção básica à saúde pública, onde são resolvidos 80% dos problemas da população". Os 20% restantes vão para os hospitais regionais (em que a atenção secundária responde por 15% e a terciária pelos 5% finais – em se incluem procedimentos médicos como troca de válvulas coronárias, problemas oncológicos e os casos de imunodepressão – em que as infecções por HIV são os mais graves).
É com base nesse modelo que Cuba sustenta hoje índice de mortalidade infantil de 4,6 mortos para mil nascimentos, em comparação, por exemplo, com os EUA (6,4 mortos/mil nascimentos) ou com o Brasil, em que hoje registram-se 15 crianças mortas por mil nascimentos.
E o Dr. Júlio ressalta que um dos esteios para a obtenção desses resultados em Cuba está na aplicação do "Programa de Amamentação Materno-Infantil - PAMI" – que foi a base da palestra apresentada às mães e profissionais de saúde na apresentação do último dia 26 em Feliz Natal, "além do aprendizado com o excelente programa "Amamentação Feliz", que é coordenado pela profissional Marilene Ritter, do Escritório Regional de Saúde em Sinop" – concluiu o Dr. Júlio César.
E quem quiser conversar ou aprender mais com o Dr. Júlio, pode ouvir o programa "Revista da Manhã", de que ele participa como convidado, toda sexta-feira, das 8h às 9h, na Rádio Comunitária Vale Verde FM, de Feliz Natal.
Notícias dos Poderes
Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30