Saúde
Farmácia Solidária arrecada mais de 80 mil medicamentos
A farmácia sobrevive com a colaboração dos munícipes que deixam os medicamentos que não estão utilizando nos pontos de coleta
Saúde | 20 de Fevereiro de 2019 as 08h 39min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

O projeto Farmácia Solidária, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Sinop), em parceria com a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Rotary Teles Pires, tem mostrado resultados positivos e de grande aceitação pela população. Segundo dados contabilizados pela unidade, até dezembro de 2018 o projeto realizou 483 atendimentos, com 19.896 itens/medicamentos entregues à comunidade. No total, foram 88.895 itens arrecadados.
O secretário de Saúde, Gerson Danzer, conta que existe um convênio entre as instituições e o município para o andamento do projeto. “Uma das vantagens é que como a Farmácia Solidária recebe doações. Com isso, ela consegue ofertar uma diversidade de medicamentos caros e de forma gratuita e que não estão na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), nem na Farmácia de Alto Custo do Estado”, explica Gerson.
A farmácia sobrevive com a colaboração dos munícipes que deixam os medicamentos que não estão utilizando nos pontos de coletas. Atualmente, o projeto tem caixinhas sinalizadas com esta ação em todas as Farmácias Regionais do município, nos hospitais Santo Antônio, Dois Pinheiros e Maternidade Jacarandás, nas duas unidades do supermercado Casa Aurora e na UFMT.
De acordo com o farmacêutico da Farmácia Solidária, Maycon de Paula Ribeiro Torres, alunos de farmácia, coordenados por farmacêuticos do projeto, realizam um processo de triagem em todos os medicamentos que chegam até a unidade e que, posteriormente, poderão ser repassados de forma gratuita à comunidade. “Primeiramente, é observada a data de validade e, posteriormente, estado de conservação de cada item para ver se os medicamentos estão aptos para o consumo ou se devem ir para o descarte”, explica Maycon.
Ele orienta a todos os populares a deixarem até mesmo os medicamentos fora do prazo de validade nas caixinhas, assim, estes itens receberão o descarte correto de acordo com as leis ambientais, evitando o risco de serem dispensados no lixo doméstico. Todos os comprimidos são aceitos, mesmo que estejam com a caixinha aberta, porém, são certificados para o consumo e se mantém com os blisters intactos. Já os medicamentos líquidos e pomadas apenas serão repassados se estiverem lacrados, evitando qualquer forma de contaminação.
O professor e diretor do Instituto Ciência da Saúde, da UFMT, Guilherme Luz Emerick, relata que o projeto, além de beneficiar a população, faz um excelente trabalho com os universitários e que aprendem, com qualidade, o processo que é feito desde a recepção dos medicamentos, a entrega aos pacientes até a orientação correta para utilizá-los. “Também estamos fazendo uma parceria com o curso de medicina, para melhorar ainda mais projeto. Já existe um procedimento onde são passadas as listas de medicamentos para os médicos. Assim eles passam a ter conhecimento da nossa disponibilidade de remédios e podem direcioná-los para quem realmente precisa”, conta Guilherme. O professor também esclarece que os medicamentos com substâncias de controle especial ainda não estão disponíveis para a população porque aguardam uma liberação da Vigilância Sanitária.
Para o coordenador da farmácia, Jeandson da Silva Carneiro, a parceria da prefeitura é essencial para o funcionamento do projeto. “O município sempre se colocou a disposição de ajudar. Eles cederam o espaço para a implantação da farmácia", conta ao ilustrar que a Farmácia Solidária fica localizada Unidade Básica de Saúde Cidade Jardim, próxima ao Centro de Eventos Dante de Oliveira, e atende de segunda a sexta-feira das 8h às 11h.
Desde que foi inaugurada, em maio de 2018, tem recebido doações de diversos medicamentos que, por sua vez, são repassados à população, sob receita médica, sem nenhum custo.
Reconhecimento
Em setembro de 2018, o projeto recebeu uma moção de aplauso, de autoria do vereador Célio Garcia (DEM), como forma de homenagem a Jeandson da Silva Carneiro e Morenna Alana Giordani, por idealizar e coordenar Farmácia Solidária no município.
Notícias dos Poderes
Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30