Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 07 de Agosto de 2025

Menu

Covid-19

Estado declara “alerta vermelho” para Sinop e outros 12 municípios

Classificados como risco máximo, municípios devem implementar quarentena obrigatória

Saúde | 19 de Junho de 2020 as 16h 20min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), ascendeu o alerta vermelho para Covid-19 em Sinop e outros 12 municípios de Mato Grosso. Durante coletiva na tarde desta sexta-feira (19), o secretário Gilberto Figueiredo afirmou que notificará 13 municípios que já estão com classificação de risco “muito alto” para a disseminação do coronavírus. “Muito alta” é a classificação mais elevada em uma escala que tem 4 níveis de risco.

De acordo com o decreto 522, baixado pelo Estado no último dia 12, ao atingir a classificação “muito alta”, os municípios devem instaurar a quarentena coletiva obrigatória, por 15 dias - prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente.

A determinação inclui controle do perímetro do município com barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais. Todos os serviços não considerados essenciais devem ser fechados.

Os municípios que atingiram a classificação “Muito Alta” e serão notificados pelo Estado são: Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Segundo o secretário de Saúde, os indicadores que balizam a classificação foram divulgados em Boletim Informativo do Estado na quinta-feira (18). “Temos um crescimento substancial dos números registrados na Baixada Cuiabana e uma lista de municípios de outras regiões que já chegaram à classificação de risco muito alta”, declarou o secretário estadual de Saúde.

O documento oficial menciona que a SES “notifica os gestores quanto à situação emergencial instalada no âmbito da Saúde” dos referidos municípios, “recomendando que sejam adotadas de forma imediata as medidas constantes do Decreto nº 522, de 12 de junho de 2020, a fim de que tais medidas restritivas aumentem a efetividade do distanciamento social e reduza a velocidade de propagação da Covid-19”.

 

O que diz a prefeita?

A prefeitura de Sinop ainda não foi oficialmente notificada pela secretaria Estadual de Saúde, mas havia sido informalmente informada sobre a recomendação do governador. Na tarde de quinta-feira, Rosana Martinelli comentou sobre a possibilidade de fechamento geral, conforme orientação do Estado. “Estamos nessa fase [toque de recolher] até o dia 5 de julho. Se todos nós juntos conseguirmos nos cuidar, vamos conseguir reduzir o número de casos”, comentou Rosana.

Nessa semana, e também ao longo da pandemia, a prefeita tem se posicionado por enrijecer as medidas de prevenção mas sem decretar o fechamento do comércio. Um toque de recolher entra em vigor nessa sexta-feira (19), proibindo qualquer atividade comercial ou recreativa depois das 21h30.

Caso a notificação do Estado seja em forma de determinação, caberá a gestora municipal apenas executar a quarentena obrigatória, o popular “Lockdown”.