Prevenção
Especialistas destacam eficiência da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama
Exame é capaz de detectar nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina
Saúde | 05 de Fevereiro de 2021 as 15h 18min
Fonte: Assessoria - Mato Grosso Saúde

Quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, a mamografia contribui para a redução da mortalidade em razão do câncer de mama. Quem explica é o mastologista credenciado ao Mato Grosso Saúde, Pedro Fontes, por ocasião do Dia Nacional da Mamografia, no dia 05 de fevereiro.
Segundo o especialista da Clínica Vida, isso acontece porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura e também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permite uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.
“O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama que formam um tumor capaz de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início”, orienta Dr. Pedro Fontes.
E a mamografia pode fazer o diagnóstico do câncer mamário antes mesmo do exame laboratorial. A especialista em radiologia geral e métodos de diagnóstico por imagem das mamas, Hilda Menna Barreto, informa que a mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo.
Por meio desse procedimento, é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.
Dia Nacional da Mamografia
O Dia Nacional da Mamografia é uma data que objetiva sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar periodicamente o exame radiológico para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.
Notícias dos Poderes
Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00