Combate ao Aedes aegypti
Equipes de endemias intensificam trabalhos em Pontos Estratégicos
Saúde | 15 de Maio de 2024 as 16h 50min
Fonte: Daiane Stela – Assecom

As equipes de combate às endemias em Sinop estão empenhadas em intensificar os trabalhos nos Pontos Estratégicos (PE), locais críticos conhecidos por serem propícios à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Os Pontos Estratégicos incluem áreas como o cemitério, ferros velhos, floriculturas, depósitos de reciclagem, borracharias e recapadoras, que frequentemente acumulam recipientes com água, oferecendo condições ideais para a reprodução do mosquito.
De acordo com dados levantados pelo Centro de Combate às Endemias, existem aproximadamente 300 Pontos Estratégicos em Sinop, todos eles visitados quinzenalmente pelos Agentes de Endemias. Durante essas visitas, são realizadas atividades de controle vetorial, incluindo a aplicação de inseticida residual.
A aplicação de inseticida residual tem como objetivo eliminar larvas e mosquitos adultos, reduzindo significativamente a incidência do Aedes aegypti e, consequentemente, o risco de contaminação para as pessoas que frequentam esses locais, bem como para os vizinhos.
"A intensificação dos trabalhos nos Pontos Estratégicos é fundamental para combatermos a proliferação do Aedes aegypti em nossa comunidade", afirmou Alef Souza Costa, coordenador do Centro de Combate às Endemias. "Estamos comprometidos em proteger a saúde pública e somar todos os esforços necessários para controlar a propagação dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti "
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da colaboração da população no combate, adotando medidas preventivas em suas residências e locais de trabalho, como a eliminação de recipientes que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito.
Notícias dos Poderes
Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59Aumento de 157% em plano de saúde é considerado abusivo pela Justiça em Mato Grosso
09 de Julho de 2025 as 13h30Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10Prefeitura realiza mais de 500 procedimentos cirúrgicos de cataratas em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h41Saúde atinge 4.506 doses aplicadas de vacina contra dengue em Sinop; meta é alcançar 13.459 adolescentes
04 de Julho de 2025 as 11h59Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10