Mato Grosso
Em hospital sem verba, pacientes têm que comprar remédios e até gaze em MT
Hospital com 60 leitos tem apenas cinco pacientes internados por falta de estrutura
Saúde | 26 de Maio de 2017 as 17h 51min
Fonte: G1 MT

A precariedade é tamanha no Hospital Geral de Poconé, a 583 km de Sinop, que os pacientes têm que pagar pelos medicamentos que deveriam ser fornecidos pela unidade e até comprar insumos básicos, como gaze e esparadrapo, por exemplo. As famílias dos pacientes é quem está limpando a unidade, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não recebe verba do governo do estado desde janeiro deste ano.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não obteve resposta sobre a situação de Poconé. No entanto, nesta sexta-feira (26), o governador Pedro Taques (PSDB) disse, em entrevista coletiva, que deve fazer repasses emergenciais para a saúde, remanejando recursos de outras áreas para pagar parte dos débitos com as unidades de saúde. Segundo ele, a medida deve amenizar o problema dos hospitais a curto prazo.
Uma merendeira, que está acompanhando o tio de 74 anos no hospital, afirma que para dar continuidade ao tratamento é preciso que ela mesmo forneça os remédios.
A situação se agravou devido à greve dos funcionários, que começou há quatro meses. Por causa disso, os serviços foram parcialmente suspensos. A unidade filantrópica fazia cirurgias de baixa e média complexidade, mas agora só está realizando procedimentos simples e quem consegue ser internado tem que pagar pelos próprios remédios. Além disso, a unidade parou de realizar partos.
O hospital está vazio. Com 60 leitos e capacidade para atender em média 300 pessoas por mês, a unidade, cujos funcionários estão em greve e tem falta de insumos básicos, conta apenas cinco pacientes internados.
Apenas 30% dos 50 funcionários estão trabalhando. Além de três salários atrasados, os funcionários cobram melhores condições de trabalho.
A secretária de Saúde de Poconé, Ilma Regina Figueiredo, afirma que o governo não efetuou os repasses referentes aos meses de janeiro e fevereiro. “O estado ainda está com dois meses sem repassar para o hospital”, disse.
Notícias dos Poderes
Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30