Inovador
Em cirurgia inédita, mulher nos EUA recebe coração mecânico e rim suíno
Essa é a primeira vez que uma pessoa com bomba cardíaca recebe transplante de qualquer tipo; e a segunda que um rim suíno modificado é colocado em pessoa viva
Saúde | 25 de Abril de 2024 as 07h 09min
Fonte: Galileu

O NYU Langone Health, centro hospitalar acadêmico nos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (24) a realização de uma cirurgia sem precedentes: médicos da instituição realizaram a primeira cirurgia de aplicação de uma bomba cardíaca mecânica e de transplante de rim de porco editado geneticamente em uma mesma pessoa.
Feito em uma mulher de 54 anos com insuficiência cardíaca e renal considerada terminal , o procedimento pode ser considerado um marco na medicina moderna. A cirurgia foi separada em dois momentos, realizados em um intervalo de nove dias. No primeiro, foi implantada a bomba cardíaca; depois, o xenotransplante – nome dado ao transplante de órgão entre espécies diferentes.
Na primeira cirurgia, a equipe médica colocou um dispositivo de assistência ventricular esquerda (LVAD), a bomba cardíaca, que funciona descarregando o ventrículo esquerdo e direcionando sangue para a aorta. O LVAD é normalmente usado em pacientes que aguardam um transplante cardíaco ou que são considerados inelegíveis para tal. Ele foi colocado de maneira emergencial, já que, sem o dispositivo, Lisa teria sua expectativa de vida reduzida em dias.
O método foi utilizado porque Lisa Pisano, a paciente em questão, não se encaixava nos critérios para ingressar na fila de transplantes. Por conta de condições crônicas, as estatísticas de sucesso dos procedimentos eram reduzidas. Dessa forma, ela se tornou uma candidata para esse inédito feito médico.
Oito dias depois, a segunda cirurgia foi realizada. O cirurgião Robert Montgomery, responsável pelo procedimento, abordou a United Therapeutics Corporation, empresa do campo da biotecnologia, e determinou que um rim de porco experimental editado por genes estava disponível e era compatível. “Sem a possibilidade de um transplante renal, ela não teria sido elegível como candidata a um LVAD devido à elevada mortalidade em pacientes em diálise com bombas cardíacas”, diz Montgomery, em comunicado.
Foi selecionado um rim suíno geneticamente modificado para “eliminar” o gene alfa-gal, responsável pela produção de açúcar. Sua remoção é uma precaução para evitar a reação de anticorpos, gerando rejeição do corpo pelo novo órgão trasplantado. Além disso, a glândula timo do porco doador, responsável por regular o sistema imunológico, foi colocada cirurgicamente sob a cobertura do rim para reduzir ainda mais a probabilidade de reação.
Esta intervenção complexa marca a sexta cirurgia de xenotransplante humano realizada pelo NYU Langone Transplant Institute e orquestrada por Montgomery. O médico foi o responsável pela primeira cirurgia de transplante de porco com edição genética do mundo, em 25 de setembro de 2021.
Até agora, não existe registro de pacientes com LVAD que tenham recebido qualquer tipo de transplante. Esse é apenas o segundo transplante conhecido de um rim de porco geneticamente modificado para uma pessoa viva, sendo o primeiro com o timo combinado.
“Ao usar porcos com uma única modificação genética, podemos compreender melhor o papel que uma mudança estável e chave no genoma pode ter para tornar o xenotransplante uma alternativa viável”, conta Montgomery. “Uma vez que esses porcos podem ser criados e não requerem clonagem como edições genéticas mais complexas, essa é uma solução sustentável e escalonável para a escassez de órgãos. Se quisermos começar a salvar mais vidas rapidamente, usar menos modificações e medicamentos será a resposta.”
Notícias dos Poderes
Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59Aumento de 157% em plano de saúde é considerado abusivo pela Justiça em Mato Grosso
09 de Julho de 2025 as 13h30Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10Prefeitura realiza mais de 500 procedimentos cirúrgicos de cataratas em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h41Saúde atinge 4.506 doses aplicadas de vacina contra dengue em Sinop; meta é alcançar 13.459 adolescentes
04 de Julho de 2025 as 11h59Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10