Prevenção
Comitê fiscaliza medidas anti-Covid-19 em escolas privadas
Saúde | 25 de Maio de 2020 as 14h 46min
Fonte: Assessoria

Instituições privadas do segmento educacional de Sinop, sejam escolas, faculdades ou que atuam com a oferta de cursos livres (idioma, reforço, por exemplo) vêm recebendo a visita do Comitê de Fiscalização e Acompanhamento criado pelo poder público para dar suporte e garantir um retorno mais seguro às atividades escolares.
O objetivo do trabalho é realizar visitas, vistorias e observar, em loco, o atendimento às normas de prevenção e mitigação ao contágio do novo coronavírus, conforme os decretos municipais em vigência. As instituições apresentaram à Secretaria Municipal Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) planos individuais de providências contendo as diretrizes a serem adotadas.
O retorno às atividades da rede particular é facultativo às instituições e que vem, de forma gradativa, retomando as aulas.
“Esse plano de contingência das escolas tem que conter todas as medidas elencadas no decreto. Também pode acrescentar outras que compreenderem possíveis à sua realidade escolar como estrutura, logística, entre outras. Porém, sem que ocorra perda das medidas já definidas em decreto”, explica a bióloga Cristiane Pereira, integrante da comissão.
Durante as agendas, todo o check list é conferido. Em caso de desconformidade, a unidade escolar é notificada e tem 24 horas para responder, protocolando junto à Secretaria Municipal de Educação, uma resposta para os apontamentos.
“É um processo contínuo. Posteriormente, outras pessoas do comitê irão às unidades e escolas para que seja realizada novamente vistoria”, considerou Cristiane.
Como avalia a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, o saldo do trabalho é positivo. Ela destaca o diálogo com as unidades particulares de ensino, uma vez que, juntas, só essas escolas de educação básica absorvem um quantitativo de cerca de sete mil alunos.
“Estamos fazendo o monitoramento daqueles planos que recebemos", destaca a gestora. Nesta primeira etapa, todas as escolas já receberam as visitas da comissão. Novas vistorias nesses estabelecimentos voltarão a ocorrer.
Plano de contingência
Representante das escolas da rede privada, a professora Roberta Lange explica que as unidades trabalharam em plano de contingência prevendo ações diversas e que compreendem estratégias de saúde da chegada à saída dos alunos.
"Esse comitê é extremamente importante e válido porque ele vai fiscalizar e, com toda a responsabilidade, nos dizer e averiguar se este plano realmente está acontecendo e sendo colocado em prática. Além desse plano máximo que foi entregue às autoridades de saúde, à prefeita, à procuradoria, à promotoria, cada instituição elaborou o seu plano dentro da sua realidade. A partir desse plano individual, o comitê faz as visitas e já chega em nossas instituições embasado. Importante que esteja fiscalizando para que possamos continuar nosso trabalho com muito comprometimento e as famílias acreditando na escola, na importância desse trabalho responsável", destacou a pedagoga.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09