Hábito perigoso
Cigarro eletrônico: como parar de fumar? Cientistas explicam
Conhecidos como vapes, aparelhos podem ser tão graves para a saúde quanto cigarros tradicionais
Saúde | 22 de Janeiro de 2025 as 10h 26min
Fonte: Galileu

Os perigos do cigarro são conhecidos: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8 milhões de pessoas morrem anualmente em consequência do hábito de fumar, 200 mil delas só no Brasil. Estudos recentes revelam que os cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, podem ser tão graves para a saúde quanto os tradicionais.
De problemas nos dentes e gengivas à redução da expectativa de vida, as evidências dos malefícios causados por esses aparelhos continuam sendo pesquisadas. Em novo estudo publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews, uma equipe de cientistas de diferentes instituições revela alternativas que podem ajudar os usuários a pararem de usar cigarros eletrônicos.
De acordo com a pesquisa, o uso da vareniclina, um medicamento prescrito para o tratamento do tabagismo, e programas de apoio podem impactar positivamente aqueles que querem parar de fumar os vapes.
"Esta é uma área de pesquisa que está começando, mas crescendo rapidamente e organicamente a partir de pessoas que usam o vape pedindo ajuda para parar", disse Jamie Hartmann-Boyce, autora sênior do estudo e professora assistente na Escola de Saúde Pública e Ciências da Saúde da Universidade de Massachussetts Amherst, em comunicado.
A professora apontou que há muitas pessoas que usam o cigarro eletrônico como um meio de transição para largar o hábito de fumar. "Elas querem saber como podem fazer essa transição sem ter uma recaída e voltar a fumar, o que é muito importante."
Como foi feito o estudo
A partir de análises de bases de dados de janeiro de 2004 a abril de 2024, estudos e conferências, os pesquisadores descobriram que programas que enviam mensagens de texto com palavras de apoio funcionam bem com pessoas com idades entre 13 e 24 anos. As mensagens traziam ainda conteúdos com dicas de como parar de usar o vape.
Observou-se que, para os adultos, o mais efetivo foi a vareniclina, medicamente utilizado para ajudar as pessoas a pararem de fumar. No entanto, por conta do número limitado de estudos, os cientistas planejam investigar essas hipóteses mais a fundo.
"Com os resultados da nossa pesquisa publicados, profissionais dos serviços de saúde agora têm evidências iniciais para abordagens específicas que podem recomendar, em particular para jovens tentando parar de fumar", afirmou Alisa Butler, pesquisadora da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e participante do estudo. "Precisamos fazer mais pesquisas e explorar esta e outras abordagens com urgência."
Notícias dos Poderes
Saúde atinge 4.506 doses aplicadas de vacina contra dengue em Sinop; meta é alcançar 13.459 adolescentes
04 de Julho de 2025 as 11h59Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18Ministério da Saúde altera fluxo de atendimento do CRASM a partir de hoje (01/07/2025), veja como será
01 de Julho de 2025 as 17h14Vacina contra gripe está liberada, a partir de hoje (01), para toda população acima de 6 meses
01 de Julho de 2025 as 09h47Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
30 de Junho de 2025 as 12h48Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
30 de Junho de 2025 as 11h20